PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS PARA IDOSOS QUE DIRIGEM

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros

CUIDADOS PARA IDOSOS QUE DIRIGEM – Os idosos em geral são motoristas mais tranquilos, pois não possuem mais aquela pressa para chegar ao trabalho, em casa, etc. Além disso, continuar dirigindo é muito bom para a saúde mental, pois vai exigir que o cérebro continue trabalhando. Por outro lado, com o passar dos anos, é comum que as pessoas percam a habilidade e agilidade para algumas tarefas, sendo importante estar atento aos cuidados para idosos que dirigem.

CUIDADOS PARA IDOSOS QUE DIRIGEM

Veja quais são os cuidados que idosos devem ter ao dirigir:

1. As pessoas têm perdas visuais e diminuem os seus reflexos à medida que os anos passam, por isso, idosos que dirigem devem ter cuidado extra ou mesmo evitar dirigir em alguns horários, como amanhecer, durante o por do sol e à noite, quando a visão é prejudicada.

2. Assim como para qualquer pessoa, porém, ainda mais para os idosos que dirigem, é importante não pegar o volante quando o cansaço bater. A pessoa cansada perde a concentração e agilidade na direção, por isso, um dos cuidados para idosos que dirigem é evitar longas viagens sozinho e, se for inevitável, fazer várias paradas durante o trajeto.

3. Outro entre os cuidados que idosos devem ter ao dirigir é que após os 70 anos é mais comum as pessoas perderem o vigor muscular, que é preciso para realizar uma curva mais fechada ou manobrar o veículo. Por isso, a recomendação é usar um carro com direção hidráulica, que vai ajudar na condução.

4. Um carro com câmbio com transmissão automática também pode ajudar o motorista da terceira idade, ainda mais se ele mora em uma grande cidade onde o trânsito intenso exige trocas de marcha a todo o momento.

5. Pedais com superfície antiderrapante também é um acessório que ajuda os motoristas mais experientes. A característica se encontra em muitos carros novos e evita possíveis escapadas do pé na hora de pisar no freio, por exemplo.

6. Retrovisores maiores também ajudam na hora de enxergar a visão periférica, que pode ficar limitada pela movimentação mais devagar do pescoço. Assim, a troca de faixa ou as ultrapassagens ocorrem com mais segurança.

7. Muitos remédios podem prejudicar a concentração ao volante, causando sonolência e falhas de reflexo, como os antialérgicos, antidepressivos e relaxantes musculares. Por isso, falar com o médico sobre o assunto é importante para encontrar alternativas.

8. Por causa de todas as recomendações citadas, é melhor que as pessoas que chegam à terceira idade evitem dirigir nos horários de pico, uma vez que demandam atenção redobrada. O mesmo é indicado quando o tempo estiver feio, com muita serração ou chuva.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!