PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS PARA CRIANÇAS QUE ANDAM DE BICICLETA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

Quem tem criança em casa sabe muito bem que são necessários vários cuidados para crianças que andam de bicicleta. Tomando as devidas precauções, a bicicleta é uma alternativa tão segura quanto qualquer outro veículo. No caso de crianças muito pequenas, carregadas pelos pais, é comum que a bicicleta seja a opção para transportar os filhos, em cadeirinhas especiais.

Antes de qualquer medida, para transportar crianças de forma segura na bicicleta, os pais precisam providenciar o suporte correto, como uma cadeirinha específica para essa finalidade. Tal cadeirinha pode ser encontrada em qualquer loja de artigos para ciclistas. Além disso, há outros cuidados para crianças que andam de bicicleta, como os citados abaixo.

Cuidados para crianças que andam de bicicleta

CUIDADOS PARA CRIANÇAS QUE ANDAM DE BICICLETA

1. Atenção aos modelos e ao peso da criança

Fique atento aos modelos das cadeirinhas, que podem variar de acordo com a idade e o peso da criança. No caso de passageiros de até 15 quilos, é necessário o uso de uma peça com encosto, enquanto para as que pesam entre 15 e 30 quilos, é recomendado uma espécie de acento que é acoplado à traseira da bicicleta. A principal dica a respeito desse fator é escolher o suporte conforme o peso da criança.

2. Itens de segurança

Além de estarem usando uma cadeirinha específica para a idade, as crianças ainda precisam utilizar uma espécie de presilha que prende os pés à bicicleta e também um bom capacete. Até mesmo pais de duas crianças podem carregá-las simultaneamente, com uma cadeirinha na frente e outra atrás da bicicleta, de forma a garantir a segurança das duas crianças. O mais recomendado é que a bicicleta seja um modelo com quadro baixo no meio.

Para o caso de crianças que irão andar sozinhas em suas próprias bikes, também é preciso ficar atento detalhes específicos. Mesmo sendo uma atividade saudável, a prática do ciclismo apresenta alguns perigos e entre os cuidados para crianças que andam de bicicleta está verificar se o equipamento a ser usado está em bom estado.

Cheque os equipamentos antes de sair para passear com a bike, sendo indispensável assegurar que a bicicleta está inteira para rodar. Checar a bicicleta significa verificar se os pneus estão adequadamente cheios, conferir se os freios funcionam e estão regulados, perceber se a corrente está em bom estado e se ela não acumula ferrugem, sujeira ou qualquer outro detrito.

Outra dica fundamental é conferir o estado dos freios. A melhor forma de checar o sistema de freio é andar com a bicicleta sobre um terreno liso, acionando e soltando os freios. Se eles não funcionarem em algum momento, procure um especialista para regulá-lo, sempre se orientando com um mecânico de bicicletas profissional.

Confira ainda as condições dos pneus, colocando-os dentro de uma piscina ou tanque de água, completamente submersos. Se você notar a ocorrência de bolhas, significa que estão furados e precisam ser levados ao borracheiro. Não se esqueça de testar os dois pneus da bike.

Por fim, verifique a altura da bicicleta. Checar se a altura da bike está correta para a criança antes de sair é importante e muito simples. Basta verificar se os calcanhares da criança alcançam o chão ao sentar no equipamento. Se houve dificuldade, ajuste o banco.

Depois de conferir os principais cuidados para crianças que gostam de pedalar, é só aplicar as dicas acima, a fim de proporcionar melhores momentos durante a atividade com a bicicleta.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!