PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS DURANTE TEMPESTADES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

O que para muitas pessoas é um cenário de grande beleza também exige muita atenção. Por isso, é preciso saber quais são os cuidados durante tempestades, devido em especial, a incidência de raios que ocorre nesse momento. Os raios, também chamados de relâmpagos, são descargas elétricas que acontecem quando duas nuvens se chocam ou entre uma nuvem e a terra.

Os raios possuem um alto poder destrutivo, por isso, é preciso seguir os cuidados durante tempestades. Eles podem até matar uma pessoa e diferente do ditado popular, podem sim, cair duas vezes no mesmo lugar. Além disso, as descargas elétricas ocorrem quase sempre durante os temporais e no verão são mais comuns.

CUIDADOS DURANTE TEMPESTADES

Mesmo caindo a longas distâncias de residências, os raios podem explodir transformadores da rede de energia elétrica, causar danos em eletrodomésticos e mesmo em seres vivos. Dessa forma, entre o que evitar durante tempestades está tomar banho, não ligar chuveiro ou torneira elétrica, tampouco outros aparelhos que funcionem ligados à tomada.

É importante, ainda, evitar contato com objetos de estrutura metálica (fogões, geladeiras, torneiras, canos, etc). Isso porque o raio sempre procura o caminho de menor resistência, assim, os pontos altos e pontiagudos atraem os raios. Dessa forma, outras dicas durante tempestades incluem:

– Manter distância de aparelhos e motores elétricos.

– Ficar longe de tomadas e evitar usar o telefone,

– Tirar da tomada todos os aparelhos e eletrônicos.

– Evitar ficar em piscinas, rio ou mar planos, porque nesse caso, a cabeça da pessoa é o plano mais alto, atraindo os raios.

– Não jogar futebol durante uma tempestade, pois a área é plana e os jogadores também pode atrair raios.

– Trabalhadores rurais em um campo também devem seguir essas dicas durante tempestades.

O que evitar durante tempestades é ficar próximo a árvores, quando existem poucas em uma área plana, pois elas atraem as descargas elétricas.

– Quem estiver no carro deve permanecer dentro dele, pois o automóvel é blindado, mas é melhor fechar os vidros e não se encostar nas portas metálicas.

– Sair de perto de material inflamável.

– Casas, edifícios ou mesmo o metro são ambientes seguros.

– Lugares abertos, como estacionamentos e praia, não são seguros.

– Não soltar pipa e nem carregar objetos como varas de pescar ou canos.

– Não andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.

– Sem lugar para se abrigar, a melhor posição é agachada com os pés juntos, mas não deite no chão.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!