PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS DE MANUTENÇÃO DE ELEVADORES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

CUIDADOS DE MANUTENÇÃO DE ELEVADORES

Os elevadores e sua manutenção estão entre os itens mais polêmicos da administração de condomínios. Os problemas podem surgir desde a cotação de preços de várias empresas de manutenção até a contratação do plantão técnico 24 horas. Esse assunto precisa ser trabalhado com cautela, seguindo alguns cuidados de manutenção de elevadores, para garantir a satisfação dos moradores e sua segurança.

Os contratos de manutenção de elevadores são controversos, pois costumam beneficiar muito mais o fornecedor dos serviços do que o cliente. Por isso, é necessário ficar atento aos cuidados de manutenção de elevadores, visto que podem haver muitas obrigações e poucos direitos por parte dos contratantes. Ao priorizar a proteção de todos os passageiros, você terá condições de usar o elevador sem medo de possíveis problemas de funcionamento.

Principais cuidados de manutenção de elevadores

1. Principais recomendações

Existem muitos casos em que o condomínio acaba pagando por um serviço que nem sempre executa, especialmente quando os valores apresentados são abaixo da média.  A prevenção, nesses casos, está em realizar pesquisas prévias, avaliando a qualidade da empresa.

Outra atitude importante é consultar os registros dos engenheiros da empresa junto ao Conselho Regional de Engenharia (CREA), já que muitas empresas não contam com engenheiros contratados, o que pode comprometer os resultados.

2. Qual é a vida útil de um elevador?

De uma forma geral, a vida útil de um elevador depende da manutenção que o equipamento recebe e da qualidade das peças substituídas, que sempre devem ser originais. Algumas empresas contam com uma fábrica de peças para elevadores de todas as idades de fabricação e instalação no país.

É claro que, com o passar do tempo, um elevador antigo pode ser modernizado para melhorar a qualidade de uso dos moradores, substituindo tecnologias que o tornarão mais rápidos, com paradas mais suaves. Em condições normais de uso, ou seja, com boa conservação dos usuários e uma manutenção eficiente, os elevadores sempre estarão aptos a cumprir suas funções com segurança.

3. Quais são as principais características dos defeitos nos elevadores?

As ocorrências e defeitos em elevadores variam muito de acordo com o tipo de equipamento e o tipo de utilização. Observa-se que há um grande número de ocorrências devido ao uso inadequado de elevadores, prejudicando a sua manutenção.

4. O que é mais caro na manutenção?

Normalmente, os maiores custos estão relacionados com a reposição das partes mecânicas, como cabos de aço, polias e máquinas de tração. Há variações no custo, tanto das peças de reposição quanto dos contratos, em função das características do equipamento e suas tecnologias.

Sendo assim, é fundamental prestar atenção na manutenção dos elevadores e fazer vistorias frequentes, a fim e garantir mais segurança para todos os passageiros, desde moradores e funcionários do prédio em questão, até mesmo visitantes.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!