PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS COM PEIXES DE ESTIMAÇÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

CUIDADOS COM PEIXES DE ESTIMAÇÃO – Peixe é um animal de estimação que ocupa pouco espaço, dá pouco trabalho na alimentação e higiene e ainda torna o ambiente mais bonito. Os peixes são escolha certa para a maioria das pessoas, sobretudo aquelas que não querem ter tanto trabalho com seu pet. Mas se engana quem acha que peixe não exige nenhum tipo de cuidado especial. Assim como com qualquer outro animal, os cuidados com peixes de estimação são essenciais para mantê-lo vivo e saudável por muito tempo.

O lado bom é que independente da espécie do peixe, os métodos de cuidados são quase os mesmos. A principal diferença está na alimentação desses animais, tanto no tipo da ração quanto no local da refeição, que pode ser feita em diferentes níveis dentro do aquário. Por exemplo, aquários grandes com diversos tipos de peixes devem receber ração que flutue em níveis diferenciados para cada uma das espécies.

Alimentação adequada para os cuidados com peixes de estimação

CUIDADOS COM PEIXES DE ESTIMAÇÃO

Os hábitos alimentares dos peixes variam de acordo com as proteínas necessárias, podendo ser mais carnívoros ou herbívoros. No entanto, nenhum deles se alimenta exclusivamente de um tipo, sendo assim, a sua nutrição deve conter os dois tipos de alimentação. Outro fator importante é a quantidade de gorduras, que deve estar entre 5% e 6% de extrato etéreo, e a quantidade de vitamina A, que em excesso pode vir a intoxicar os peixes de estimação. Rações que contenham bastante corante artificial também devem ser evitadas, já que levam à alergias e ainda sujam a água. Além disso, a ração deve ser fornecida em porções limitadas para que não sobrem dentro do aquário.

Aquário ideal para cada espécie

Já o aquário precisa ser adaptado de acordo com a dimensão e hábitos dos peixes. Por exemplo, os peixes beta, que são uma escolha muito comum, não precisam de um filtro, porém toda semana a sua água deverá ser trocada totalmente. Esse é o principal dos cuidados com peixes de estimação, pois caso isso não seja feito, seu beta poderá morrer intoxicado. Ainda é necessário que o aquário seja lavado e a água seja tratada antes de devolver o peixe para o seu interior.

No caso de aquários de tamanhos grandes, é essencial que existam filtros e aquecedores. Dependendo da espécie dos peixes de estimação, é preciso ainda luz artificial. Para a limpeza nessas condições, a água não deve ser totalmente retirada. Se a troca for feita semanalmente, apenas ¼ deve ser jogado fora para que seja completado com a água tratada. Se a limpeza for quinzenal, então troca-se metade da água.

Por fim, deve-se estar atento às doenças causadas por parasitas, que podem matar os peixes de forma rápida. Para que isso não ocorra, cuidados com a iluminação, temperatura e tranqüilidade do ambiente são de suma importância.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!