PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS COM MANCHAS VERMELHAS EM BEBÊS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Saúde

CUIDADOS COM MANCHAS VERMELHAS EM BEBÊS

Para evitar manchas na pele dos pequenos, eles devem estar constantemente protegidos, principalmente, dos raios solares. A cútis das crianças é muito mais sensível do que a dos adultos, além de ser mais fina e possuir outras características distintas. Mas se surgirem é preciso saber quais os cuidados com manchas vermelhas em bebês.

Antes é preciso identificar o que a mancha significa, podendo ser brotoejas (entupimento das glândulas sudoríparas), que são comuns nos bebês, principalmente, nos dias mais quentes. A pele deles também está mais suscetível a alergias, pois é fina e isso facilita a absorção de substâncias, as quais podem ser tóxicas.

Por isso, o protetor solar deve ser apropriado para a faixa etária da criança a fim de evitar alergias e possíveis manchas que podem caracterizar o problema. Nesses casos, costumam aparecer ainda feridas e bolhas. O mesmo serve na hora de escolher os produtos de higiene.

Porém, até os seis meses, não é recomendado aos bebês nenhum tipo de protetor solar, sendo que é fundamental que ele seja protegido com roupas e bonés, além de ficar embaixo do guarda sol e nem ser exposto entre às 10 e 16h.

Já os sabonetes e xampus devem ser de uso exclusivo para crianças, porque contém pH neutro, evitando irritações na pele. É importante ainda lavar bem todo o bebê, inclusive, as axilas, pescoço, umbigo e região íntima, pois são os locais onde as bactérias se proliferam com mais facilidade.

Mais dicas sobre cuidados com manchas vermelhas em bebês

As manchas vermelhas podem, ainda, ser sinal de assaduras, as quais são causadas, principalmente, pelo contato do xixi com as suas dobrinhas e lugares abafados. Nesse caso, é preciso que a higienização da criança seja redobrada, sendo essencial secá-la muito bem.

Já na testa, pode aparecer uma mancha vermelha, que é relativamente comum e que pode surgir também entre as sobrancelhas, no lábio superior, nas pálpebras e na nuca. Popularmente é chamada de “bicada da cegonha”, sendo uma lesão que costuma desaparecer sozinha.

É importante consultar um especialista quando as manchas vermelhas aparecerem, ainda mais se você desconhece o motivo. Além disso, qualquer produto ou medicamento deve ser prescrito apenas pelo médico, que poderá avaliar melhor a mancha e identificar a situação.

Outro motivo de manchas pode ser picada de pulga ou mosquito ou mesmo dermatite alérgica da fralda, sendo importante trocar a fralda com mais frequência, se for esse o caso. Também pode aparecer uma mancha no bebê que não é mais do que uma marca de nascença, elas não costumam ser motivo de preocupação.

Mesmo assim, é importante consultar o médico, porque a mancha pode ainda exigir tratamento, conforme o caso. Eritema tóxico, eritema infeccioso ou doença da bofetada, roséola e hemangioma são quadros que exigem um diagnóstico mais preciso e remédios específicos.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!