PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS COM CORTE NO PERÍNEO DEPOIS DO PARTO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CUIDADOS COM CORTE NO PERÍNEO DEPOIS DO PARTO

A chamada episiotomia consiste em um corte que se faz durante o nascimento do bebê, em alguns casos, quando é preciso aumentar o canal do parto, a fim de facilitar a saída do feto. O corte tem no máximo seis centímetros e ocorre na região muscular que fica entre a vagina e o ânus. Por isso, é preciso saber quais os cuidados com corte no períneo depois do parto.

Em um primeiro momento, o local deve receber compressas frias, a fim de reduzir a dor e possíveis riscos de inflamação. Já a mulher deve evitar esforços físicos, bem como movimentos bruscos, além de manter uma postura correta. Roupas justas ou sintéticas podem causar desconforto onde os pontos foram feitos, assim, é melhor evitá-las por alguns dias.

Outro dos cuidados com corte no períneo depois do parto consiste em higienizar a região somente com sabonete neutro, com movimentos suaves, já que outros produtos de higiene íntima podem irritar a pele. É recomendado, ainda, fazer banho de assento, que ajuda a reduzir a dor, caso seja necessário, mas somente a partir do segundo dia após o procedimento.

Também é importante que a mulher seque bem a região íntima, sempre com suavidade. Caso a dor seja excessiva, é possível fazer uso de analgésicos e mesmo de anti-inflamatórios, os quais devem ser prescritos por um médico especialista.

Mais cuidados com corte no períneo depois do parto

Quando a mulher estiver com prisão de ventre ou sentir um tipo de ardor ao fazer xixi é preciso informar ao seu médico, para que seja realizado o tratamento necessário. Outros cuidados com corte no períneo depois do parto é trocar os absorventes sanitários, que se costumam usar nesse período, sempre que for ao banheiro.

Além disso, quando a mulher evacuar, é extremamente necessário atentar quanto à maneira de se limpar, sendo que o correto é começar da frente para trás. Com isso, evita-se introduzir germes do reto para a vagina. Outra dica é não ficar sentada por muito tempo enquanto o períneo estiver dolorido.

O corte no períneo, entretanto, não é sempre necessário, sendo que uma forma de evitar a sua necessidade é a mulher realizar exercícios ao longo de sua gestação, que ajudem a aumentar a elasticidade do local por onde deve sair o bebê no parto normal. Quando a mulher tiver dúvidas sobre o procedimento é importante que converse com o seu obstetra.

Por fim, vale lembrar que os pontos de sutura não precisam ser retirados, já que eles costumam cair de forma natural, normalmente na primeira semana. Enquanto isso, os pontos mais internos, os quais nem sempre são necessários, são absorvidos pelo organismo, o que ocorre em média, em seis semanas depois do parto.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!