PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS COM ÁCIDO FÓLICO NA GRAVIDEZ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Engravidar

CUIDADOS COM ÁCIDO FÓLICO NA GRAVIDEZ

O ácido fólico é uma substância essencial para a formação completa do feto, sendo que muitas vezes é receitado o suplemento para gestantes garantirem a qualidade da sua gestação. Mesmo assim, é preciso saber quais são os cuidados com ácido fólico na gravidez.

Através de uma alimentação equilibrada também é possível abastecer o organismo com as quantias ideias do nutriente. Nesse sentido, quem pensa em ter filhos pode iniciar uma dieta saudável antes mesmo de engravidar, uma vez que especialistas afirmam que a eficiência do suplemento fica comprometida quando a substância é consumida apenas ao logo da gravidez.

Quem planeja quando vai iniciar a gestação pode ainda ingerir o suplemento de ácido fólico antes da concepção, bem como seguir com o seu uso nos próximos 90 dias. Tendo o cuidado de seguir a correta ingestão da vitamina, é possível alcançar os benefícios esperados do ácido fólico, principalmente, no que diz respeito a prevenir os defeitos do tubo neural do feto.

Isso porque o nutriente é uma vitamina do complexo B, chamado de vitamina B9 ou M, que atua no processo de proliferação das células e na formação de proteínas estruturais da hemoglobina. O uso adequado de ácido fólico pode diminuir em até 75% o risco de má formação no tubo neural do feto.

Esses problemas são os responsáveis pela paralisia de membros inferiores e incontinência urinária. A falta do nutriente pode causar ainda partos prematuros, graus variados de atraso mental e dificuldades de aprendizagem escolar. Por outro lado, nem sempre os médicos falam as suas pacientes sobre a importância do suplemento.

Mais dicas e cuidados com ácido fólico na gravidez

Mesmo quem ingere o suplemento de ácido fólico pode e deve ter uma alimentação saudável e equilibrada, principalmente, com os alimentos ricos nessa substância. É o caso das folhas verde escuras, entre elas, espinafre, couve, couve-flor e brócolis.

Outros alimentos ricos no nutriente são laranjas, morangos, milho, feijão, lentilhas, ervilhas e amendoins. Já na hora de complementar a alimentação, outro dos cuidados com ácido fólico na gravidez é que a quantia ideal seja prescrita pelo médico que está acompanhando a mulher que deseja engravidar ou que está grávida.

De forma geral, a dose fica em torno de 400 microgramas por dia, sendo que o suplemento de ácido fólico é consumido por meio de compridos. A sua principal função, que está associada à prevenção dos Defeitos Abertos do Tubo Neural, é explicada porque no início do desenvolvimento do bebê, o tubo neural é a parte que dará origem aos hemisférios do cérebro, bem como à medula espinhal e ao tronco cerebral.

O tubo neural deve fechar corretamente, caso contrário, as chances de malformações são grandes. Exemplos são anencefalia (ausência do cérebro), espinha bífida (má formação das vértebras da medula espinhal) e meningomielocele (defeito no fechamento da coluna vertebral).




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!