PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS COM A SOBRECARGA DOS MÚSCULOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CUIDADOS COM A SOBRECARGA DOS MÚSCULOS

É importante saber até que ponto é possível sobrecarregar os diferentes grupos musculares ao longo dos treinos. Os cuidados com a sobrecarga dos músculos vão evitar lesões, não apenas durante os treinamentos, como nas atividades diárias.

Quem pretende ganhar músculos abdominais, por exemplo, deve atentar quanto ao tempo de descanso, que é uma parte muito importante do treino. Para entender a sua importância é preciso explicar que quanto menor o intervalo entre as sequências, menos energia haverá disponível para a série seguinte.

Além disso, quando o intervalo não possui tempo suficiente para recarregar a energia, a mesma será substituída pelo sistema do ácido lático (AL). Porém, esse sistema de energia tem a desvantagem de acumular ácido lático no músculo que é exercitado, o que causa cansaço muscular e dor. Ou seja, o treino é prejudicado.

O cuidado em não suprimir os intervalos é fundamental também porque é durante as paradas que o coração bombeia o maior volume de sangue para os músculos que são trabalhados. Dessa forma, se o intervalo não for suficiente, a quantidade de sangue do músculo será menor.

Vale lembrar que esse mecanismo permite ao músculo ficar com mais oxigênio, que funciona como combustível para a atividade física. Se ele não estiver em quantidade suficiente, mais uma vez vai faltar energia para o atleta completar o seu treino.

Mais dicas e cuidados com a sobrecarga dos músculos

Além do intervalo entre as sessões durante um treinamento ser fundamental, outro dos cuidados com a sobrecarga dos músculos é saber intercalar os grupos musculares que são trabalhados. Assim, é possível realizar um exercício completo, sem que nenhum fique de fora. Ou seja, mesmo que a ideia seja perder barriga, não é aconselhável fazer apenas abdominais.

Mais do que isso, é preciso estar atento aos sinais que o corpo dá para dizer que alguma coisa está errada. Caso um músculo esteja sofrendo esforço excessivo é normal que em algum momento ocorra um espasmo muscular, como um movimento involuntário na região afetada.

Não apenas quando o treino está inadequado isso pode ocorrer, mas também quando no dia a dia se sobrecarrega em demasia um músculo, seja com a repetição de movimentos ou carregando peso em excesso.

O mesmo ocorre quando são usadas bolsas e mochilas pesadas, sendo que nesse caso pode ocorrer a contratura permanente do músculo dos ombros. Quando se usam bolsas com muito peso, inclusive, a dica é alternar o lado em que ela é carregada, a fim de evitar a sobrecarrega.

Já uma forma de prevenir os espasmos musculares é exercitando os diferentes grupos musculares regularmente. Exercícios de forma geral são bem vindos, mas ao treinar os músculos eles serão fortalecidos e se tornarão mais resistentes, permitindo que as atividades que exigem mais esforço sejam menos maléficas para a saúde.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!