PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS COM A LANCHEIRA DA CRIANÇA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

CUIDADOS COM A LANCHEIRA DA CRIANÇA

As crianças precisam de alimentação saudável todos os dias, dentro e fora de casa. Por isso, é comum a preocupação dos pais com o que os filhos pequenos comem quando estão em horário escolar. É difícil convencer os pequenos a comerem as opções saudáveis do mercado, principalmente diante de tantas embalagens chamativas de guloseimas e salgadinhos industrializados. Logo, você deve ter alguns cuidados com a lancheira da criança, para evitar uma overdose de alimentos que fazem mal à saúde.

Para conseguir garantir uma alimentação saudável para seu filho, é necessário mobilizar toda a família. Por exemplo: não adianta oferecer um sanduíche saudável para uma criança que receberá doces da avó na hora de sair. Os cuidados com a lancheira de crianças incluem algumas estratégias que devem ser adotadas por toda a família

Cuidados com a lancheira da criança

1. Deixe a criança participar

Quando se fala em estratégia familiar, deve-se incluir a criança nos planos e até na tomada de decisões. Faça seu filho participar da escolha dos alimentos da lancheira, para que ele entenda quais alimentos são importantes para sua saúde. Deixe como opção alimentos coloridos, a fim de chamar atenção dos seus filhos e tornar a escolha divertida para ele.

É preciso escolher alimentos de todos os grupos, como proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais e gorduras. Entretanto, não se esqueça de criar uma espécie de cardápio equilibrado e sem exageros de cada porção. Leve em conta também o horário que a criança vai para a escola, pois quem estuda de manhã deve ter um cardápio mais reforçado para compensar a falta do café da manhã. Já para as crianças que estudam no período da tarde, equilibre o lanche com bastante líquido, para reforçar a hidratação necessária em função da energia gasta no dia.

2. Incentive a boa alimentação

Alimentar-se com frutas e alimentos integrais não deve ser difícil, ruim ou cansativo para as crianças. Ao compor o lanche, picote as frutas em cubinhos e reparta o sanduíche ao meio. Isso facilita a digestão e até torna os alimentos mais atraentes.

3. Planeje com a família

Para que todos cooperem com os cuidados já citados, inclusive durante a compra de alimentos saudáveis, é importante seguir um cronograma de como montar a lancheira, deixando visíveis as opções do dia, para que a criança ajude a montar o lanche. Além disso, monte uma lista de alimentos a serem comprados todos os meses no mercado para que não só você, como também o pai, a avó e até a babá ou empregada possam comprar os mesmos se forem às compras no seu lugar.

4. Escolhendo a lancheira

É fundamental valorizar não apenas a estética da lancheira, mas também a qualidade. Sendo assim, verifique a qualidade térmica de conservar dos alimentos, bem como o espaço para que todos caibam no recipiente. Lembre-se de envolver sanduíches e frutas inteiras com papel alumínio. Se as frutas estiverem cortadas em cubos, deposite-as em um pote forrado por papel alumínio. Utilize também garrafas térmicas para os sucos. No caso de lancheiras que já vêm com garrafinhas, verifique se elas possuem fecho forte para que o líquido não vaze na mochila.

5. Limpeza diária

Mantenha também uma boa higienização na lancheira, limpando-a diariamente e retirando os potes de plástico, garrafas e demais utensílios para limpar individualmente. Utilize um pano úmido com um pouco de álcool para preparar tudo para o dia seguinte.

Confira algumas sugestões para adicionar à lista de comprar para a lancheira

1. Bebidas: prefira bebidas como o suco natural sem açúcar, iogurte, achocolatado ou água de coco.

2. Pães: monte sanduíches naturais utilizando pães integrais. Há opções com grãos que podem dar um toque diferenciado ao sabor. Além disso, recheie sempre com peito de peru ou frango desfiado e compre também queijo branco, tomate, alface e outros itens para compor a receita.

3. Frutas: As frutas serão a parte colorida da lancheira para o incentivo visual da criança, logo,  dê preferência às frutas de cores intensas e com bastante carboidratos, para dar energia, como a maçã.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!