PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS COM A DOCUMENTAÇÃO DE CARROS USADOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros ,Dicas

CUIDADOS COM A DOCUMENTAÇÃO DE CARROS USADOS

Na hora de comprar um veículo usado, além dos cuidados que devem ser tomados na hora de avaliar o preço, o estado do motor,a  carroceria, os freios e outras questões técnicas do automóvel, você precisa ficar bem atento à documentação do automóvel. Trata-se de um que é uma parte crucial a ser levada em conta na transação comercial. Por isso, preparamos alguns cuidados com a documentação de carros usados, a fim de facilitar a aquisição do seu veículo.

Principais cuidados com a documentação de carros usados

A primeira coisa a fazer é pedir que o atual proprietário ou o lojista informem o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) do automóvel. Depois, faça um levantamento junto ao Detran para descobrir se o veículo conta com multas ou pendências financeiras. Você ainda pode aproveitar para se certificar de que os documentos são autênticos, conferindo ainda se o número do chassi no veículo é o mesmo do documento.

Isso é o máximo que você poderá checar antes da compra do veículo. Só concretize a transação se estiver de acordo com as condições. O antigo proprietário pode negociar com você, oferecendo um desconto no valor do veículo, mas deixando os débitos, como multas, para o novo dono do carro, por exemplo. O principal cuidado na compra de um veículo usado é se certificar de que a documentação é original e o veículo não é fruto de algum roubo ou negócio escuso.

Depois de se certificar da autenticidade da documentação e do veículo, chega o momento de realizar a transferência dos documentos para o nome do novo proprietário. O prazo legal determina que em até 30 dias após a venda ser concretizada, contando da data de assinatura no recibo, a transferência precisa ter sido realizada. Você pode buscar pelo acompanhamento de um despachante para isso ou realizar a transferência por conta própria.

O novo proprietário do veículo é quem deve fazer a solicitação da transferência de documentação. Você vai precisar de um formulário RENAVAM em duas vias, que devem ser preenchidos com letra de forma legível. Outra forma de realizar essa etapa é preencher o formulário online no site do Detran, que precisa ser impresso para entrega já preenchido.

Você também deve estar com alguns documentos para realizar o procedimento no departamento de trânsito. Dirija-se a um banco autorizado e apresente cópia ou original do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), de forma que você terá acesso a possíveis débitos, como seguro obrigatório, multas e IPVA. Além disso, também recolha o valor referente à transferência do veículo. No caso de vários débitos, o banco vai emitir um único comprovante de pagamento, especificando as taxas.

Se o veículo for de outro estado, o novo proprietário também precisará arcar com os custos de novo emplacamento do veículo. Com o comprovante de pagamento em mãos e a ficha do RENAVAM, o novo proprietário deve reunir ainda o Certificado de Registro do Veículo original e preenchido, decalque legível do chassi, decalque legível do motor e documentos pessoais, levando tudo isso até o departamento de trânsito local.

Você não terá problemas ao seguir os cuidados com a documentação de carros usados.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!