PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS COM A COMUNICAÇÃO INTERNA DA EMPRESA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

CUIDADOS COM A COMUNICAÇÃO INTERNA DA EMPRESA

Há quem diga que a propaganda seja a alma do negócio, mas para outras pessoas a comunicação é o pilar de sustentação de um empreendimento de sucesso. Por isso, é preciso saber quais são os cuidados com a comunicação interna da empresa.

Em primeiro lugar, as ferramentas, que são usadas a fim de permitir o fluxo de informações dentro de uma organização, devem ser eficientes. Para tanto, precisam chamar a atenção dos seus colaboradores e, ainda mais importante, é necessário que os responsáveis por elas saibam o que comunicar.

Além das notícias diárias para manter os funcionários a par dos acontecimentos da empresa, a comunicação interna deve informar a missão, visão e valores corporativos. Também é importante que um profissional ou equipe, conforme o tamanho da organização, seja o responsável pela comunicação interna. Há ainda casos em que se decide por terceirizar esse serviço.

Quando a comunicação é feita por uma assessoria externa outro dos cuidados é alinhar a comunicação interna com o planejamento estratégico do empreendimento. Quem oferece o serviço deve estar bem informado de quais são as metas da empresa, a fim de conseguir passar as informações em sintonia com os preceitos da diretoria.

Caso contrário, a capacidade produtiva das equipes pode ser afetada, o que ocorre quando existe incoerência das informações. Há um mecanismo que pode ser muito útil na formulação da comunicação interna, que é a desk research ou pesquisa com os públicos internos.

O seu objetivo é ouvir os colaboradores de diferentes níveis para ajudar na definição dos canais mais apropriados para cada público/setor. Conforme o tipo de organização podem ser criados canais diferentes para se comunicar com colaboradores de áreas distintas.

Mais dicas e cuidados com a comunicação interna

Outro cuidado para que a comunicação interna funcione é que ela se calque no profissionalismo e seja oficial, caso contrário pode se desenvolver uma rede informal de comunicação. Se isso ocorrer, as chances de não estar em sintonia e alinhada ao planejamento estratégico da empresa são maiores.

Deve existir ainda o cuidado de fazer com que todos se sintam parte da comunicação interna, funcionários de todos os setores. Mesmo que eles apenas recebam as informações devem se identificar com a maneira como ocorre a comunicação. Além disso, as ferramentas usadas para atingir esse objetivo devem estar acessíveis a todos, promovendo a cooperação dos setores.

A comunicação interna em si pode se dar de diversas formas, como site com recursos de intranet, boletins impressos, murais e outros. Para saber qual ou quais escolher é preciso mensurar a demanda por informações e a dimensão da empresa.

Por fim, a comunicação interna deve ser avaliada de modo sistêmico para que se confirme a sua eficiência e a empresa saiba como ela pode ser aperfeiçoada. Já que colocá-la em prática exige uma demanda de tempo e investimento deve realmente alcançar os seus objetivos.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!