CUIDADOS AO VIAJAR COM CRIANÇAS E BEBÊS

CUIDADOS AO VIAJAR COM CRIANÇAS E BEBÊS

Pais que já viveram esta experiência sabem que é preciso tomar alguns cuidados ao viajar com crianças e bebês. No caso dos filhos mais novos, muitos pais preferem até não viajar para qualquer lugar, a menos que seja uma viagem inevitável. Caso se trate de um bebê novo, a mãe também demora para estar em condições de aguentar a viagem, por conta de preocupações com horário de mamadas, sono interrompido e troca de fraldas.

O ideal é considerar viagens com crianças a partir de três meses de idade, pois elas não são mais tão frágeis e já podem ser carregados de um lado para o outro sem reclamar, por não estranharem mais a mudança de ambiente. Quando a criança chegar à fase em que aprende a engatinhar e andar, uma viagem já não é tão simples.

Confira alguns cuidados ao viajar com crianças e bebês

1. Saúde e segurança

Uma das principais recomendações é sempre ter com você creme antiassaduras, sacos plásticos para guardar fraldas sujas, fraldas limpas e o analgésico recomendado pelo seu médico para o caso de febre. Você também pode levar um remédio para gases, soro fisiológico para desentupir o nariz e mordedores, se os dentes estiverem para nascer.

2. Cuidados no avião

Se a viagem for de avião, dê o peito ou a mamadeira durante a decolagem e a aterrissagem, pois o movimento de sucção ameniza uma eventual dor de ouvido.

3. Exposição ao sol

Leve bonés, chapéus e filtro solar com fator de proteção acima de 30 para o bebê e as crianças. Como muitos pediatras não recomendam o uso de protetores solares até os 6 meses por risco de reação alérgica, converse com o seu pediatra antes da viagem.

Crianças com menos de 6 meses não devem ser expostas diretamente ao sol por mais de 15 minutos, enquanto bebês entre 6 meses e 1 ano devem ficar sob o sol com moderação, evitando o horário entre 10h e 16h (ou 11h e 17h, se houver horário de verão). Proteja o bebê no sol dentro do carro, instalando um daqueles painéis especiais para fazer sombra ou então improvisando uma "cortininha" com uma fralda de pano.

4. Atenção ao transporte

Em viagens de carro, bebês de menos de 1 ano devem, obrigatoriamente, sentar em cadeirinhas viradas para o vidro traseiro, de preferência no assento do meio do banco de trás. Prenda o bebê conforme as instruções da cadeirinha e não deixe que o cinto de segurança fique frouxo.

O bebê também não deve ficar dormindo dentro do carro estacionado. Tome cuidado com o calor se ele estiver dormindo no carrinho. Crianças maiores também apresentam cadeiras específicas para o transporte em segurança dentro do carro.

Ao ter os cuidados ao viajar com crianças e bebês, você aproveitará melhor o trajeto e seus filhos não se sentiram mal até a chegada ao destino.