PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO USAR DENTADURA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CUIDADOS AO USAR DENTADURA

A dentadura é uma prótese dentária total que substitui dentes ausentes e pode ser retirada e recolocada na boca conforme a necessidade da pessoa. Ainda que se leve um tempo para conseguir se adaptar à dentadura, ela pode fazer uma grande diferença para quem estava precisando viver sem alguns dentes. Para uma utilização mais satisfatória, é necessário conhecer alguns cuidados ao usar dentadura.

Basicamente, existem dois tipos de dentadura: as totais e as parciais. Para você não ter problemas ao optar por dentaduras, você deve levar em conta os principais cuidados ao usar dentadura que separamos abaixo.

Principais cuidados ao usar dentadura

1. Qual é o tipo de dentadura mais indicada

Isso vai depender de cada caso, sendo difícil estabelecer regras fixas para a escolha de dentes de resina acrílica ou porcelana. A maioria dos profissionais prefere a resina acrílica, que tem como vantagem não produzir ruídos quando o paciente mastiga ou fala e diminuir o perigo de fratura, além da facilidade para ajustes de oclusão. Entretanto, também apresentam desvantagens, como mudanças de forma e de cor, necessidade de maior cuidado na limpeza e desgaste com o tempo de uso.

As dentaduras de porcelana também são boas porque apresentam estabilidade da cor, são fáceis de limpar e o desgaste é clinicamente insignificante. Por outro lado, os modelos de porcelana produzem ruídos quando o paciente mastiga ou fala, além da abrasão nos dentes naturais opostos e do grande risco de fraturas.

2. Quanto tempo dura uma dentadura

O paciente deve procurar o seu cirurgião dentista a cada cinco anos, para realizar uma análise criteriosa das condições da dentadura e a confecção de uma nova dentadura. Estética, harmonia facial, desgaste dos dentes, envelhecimento precoce, falta de retenção, reabsorção óssea e dores em algumas áreas são alguns itens importantes para indicação ou não de uma nova dentadura.

3. Quais cuidados são importantes

Muitos usam suas dentaduras artificiais durante as 24 horas do dia. No entanto, se você sentir dificuldades porque acorda com dor na boca, ou se a sua dentadura se soltar à noite, o melhor é dormir sem elas. Sempre que se alimentar, faça o possível para lavar as dentaduras por meio de escovas macias. Não use pó para polir, pois eles podem conter cáusticos alcalinos, ácidos ou partículas, os quais podem arranhar a dentadura.

O acúmulo de antigas partículas pode dar mau odor. Uma dentadura que não está limpa nunca é confortável. A melhor maneira de evitar o acúmulo de tártaro é não deixar que se deposite. Quase sempre não há necessidade de pó adesivo. Deve-se usar esse tipo de produto somente a conselho do seu dentista.

Muitos pacientes não ficam satisfeitos com a retenção das suas dentaduras e começam, por conta própria ou por informação de outras pessoas, a usar pó adesivo. Porém, com a pressão aumentada, a gengiva se reabsorve, contraindo-se mais rapidamente e as dentaduras ficam cada vez mais frouxas, sendo necessário aumentar cada vez mais a quantidade desses produtos.

4. Como se acostumar

Quase sempre, as dentaduras irão provocar pequenas ulcerações na sua gengiva. É muito difícil fazer dentaduras que não traumatizem a fibromucosa, provocando dores. Por conta disso, é necessário realizar controles posteriores, desgastes, ajustes oclusais, entre outras medidas. Não se esqueça de que as dentaduras são duras, rígidas e o tecido da gengiva é muito delicado e sensível.

Para diminuir os efeitos da dentadura, engula com menos frequência, para que, depois de alguns dias, seu organismo se adapte às novas condições. Os músculos dos maxilares e dos lábios, assim como a língua, ajudam a manter a dentadura no lugar. O melhor remédio é utilizar a dentadura pelo maior tempo possível. Esse reflexo passará logo. Seu dentista pode ajudar verificando a extensão da base e a adaptação no céu da boca.

Agora você sabe como é a melhor maneira de usar dentadura.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!