PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO USAR ANTIBIÓTICOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CUIDADOS AO USAR ANTIBIÓTICOS

Quem já sofreu de alguma doença causada pela ação de bactérias sabe bem que o tratamento mais recomendado é o uso de antibióticos, medicamentos usados para infecções bacterianas que variam desde doenças quase mortais, como a meningite, a problemas comuns como o acne e a amigdalite. Mas você sabe quais são os cuidados ao usar antibióticos? Essas substâncias não servem para curar doenças causadas por vírus, tais como constipações ou gripe. O antibiótico atua por inibição do crescimento das bactérias (antibiótico bacteriostático) ou matando-as (antibiótico bactericida).

O principal problema acontece quando as bactérias desenvolvem a capacidade de se defenderem dos efeitos de um antibiótico, que são conhecidos como resistências adquiridas aos antibióticos. Ao longo dos anos, as bactérias patogênicas (as bactérias que causam doenças) tornaram-se resistentes a muitos antibióticos convencionais devido ao abuso ou uso incorreto dos mesmos. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados no ao usar antibióticos, seguindo corretamente a prescrição do médico.

Confira os cuidados ao usar antibióticos

Mesmo que se sinta melhor, o paciente precisa continuar a tomar o antibiótico exatamente como o seu médico receitou. Se não terminar o medicamento, algumas das bactérias mais fortes podem não morrer, fazendo com que a pessoa fique doente novamente, correndo o risco de ser até em um estado mais grave. As bactérias que estão ainda vivas poderão tornar-se resistentes e fazer com que a infecção fique mais difícil de tratar.

Os antibióticos não são tão eficazes se não forem tomados dentro do horário determinado. Como os medicamentos permanecem no organismo durante certo período de tempo, deve-se tomar cada dose de acordo com as instruções do seu médico. Tomar antibióticos de forma irregular permite que as bactérias se adaptem e se multipliquem, aumentando o problema da resistência aos antibióticos.

Tome o antibiótico ao mesmo tempo que uma outra atividade diária regular, como as refeições, para ajudar a manter o horário certo. Além disso, evite tomar o resto de antibióticos guardados, quer sejam de outra pessoa ou mesmo que sejam seus. Antibióticos específicos são eficazes no combate a bactérias específicas e é errado supor que o antibiótico de outra pessoa (ou algum dos seus antibióticos que guardou de outras doenças) irá funcionar. Os antibióticos devem ser sempre tomados até ao fim, exceto quando o médico der instruções para parar. Qualquer resto de medicamento deve ser devolvido a uma farmácia.

Constipações e gripes e os sintomas que as acompanham, tais como a dor de garganta, dores, arrepios, nariz congestionado, olhos inflamados e tosse seca são causados por vírus. Infecções causadas por vírus não respondem a antibióticos, logo, cuidado para não confundir. Os antibióticos só ajudam se a doença for causada por uma infecção bacteriana. Tomar antibióticos para a constipação ou gripe pode aumentar o problema da resistência aos antibióticos.

Por fim, pergunte ao seu médico o que você deve fazer se não se sentir melhor após alguns dias tomando o antibiótico que foi receitado.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!