PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO PRATICAR ESPORTES NA TERCEIRA IDADE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CUIDADOS AO PRATICAR ESPORTES NA TERCEIRA IDADE

Melhorias drásticas ocorreram nos últimos anos no que diz respeito à expectativa de vida em diversos países, especialmente no Brasil. Mesmo que aos 90 anos de idade, idosos estão sendo capazes de aumentar a massa e a força muscular em resposta ao treinamento com pesos. Porém, é necessário cuidados ao praticar esportes na terceira idade.

A queda da força e da massa muscular com o envelhecimento pode ser atenuada com um treinamento adequado e a realização constante de atividades físicas. Uma relação de exercícios é necessária para manter os músculos do corpo em boa forma. Muitas pessoas idosas apresentam uma ou mais doenças ou problemas de saúde, entre eles: artrite; hipertensão arterial; doenças cardíacas; comprometimento da audição; comprometimento ortopédico; catarata; diabetes; e comprometimento visual.

Muitos dos problemas acima podem ser evitados com a prática de exercícios, sendo preciso apenas saber que cuidados ao praticar esportes na terceira idade são importantes. Considerando isso, fique atento aos cuidados que todo idoso deve ter.

Principais cuidados ao praticar esportes na terceira idade

O processo de envelhecimento varia bastante entre as pessoas e é influenciado tanto pelo estilo de vida quanto por fatores genéticos. Em geral, seria possível viver até 120 anos se o estilo de vida e seu perfil genético fossem ideais. Um ingrediente fundamental para o envelhecimento saudável é a atividade física regular.

De todos os grupos etários, as pessoas idosas são as mais beneficiadas pela prática de atividade física. Normalmente, o exercício físico pode melhorar a capacidade cárdiorrespiratória e neuromuscular em todas as idades. Em se tratando de prescrição de atividade física para idosos, deve-se cercar de cuidados especiais, e o acompanhamento precisa ser feito de maneira integral.

A atividade regular e sistemática aumenta ou mantém a aptidão física da população idosa e tem o potencial de melhorar o bem-estar funcional e, consequentemente, diminuir a taxa de morbidade e de mortalidade entre essa população. O resgate do prazer, da autoestima e da capacidade de realizar algo passa a ser fundamental.

Qualquer atividade será boa para o idoso, se respeitarmos seu estado físico, oferecendo uma mínima autonomia e, como conseqüência, uma reativação do seu papel na sociedade. O bom exercício não é aquele que impõe movimentos forçados em ritmo, intensidade e duração. O bom exercício é aquele em que se desenvolve a consciência do próprio limite de esforço e movimento.

O que se destaca como objetivo principal da atividade física na terceira idade é o retardamento do processo inevitável do envelhecimento, por meio da manutenção de um estado suficientemente saudável, senão perfeitamente equilibrado, que possibilite a normalização da vida do idoso, e afaste os fatores de comuns na terceira idade. O objetivo da prática física nessa idade consiste em melhorar o estado geral do indivíduo.

Dessa maneira, é possível melhor a qualidade de vida a partir de atividades físicas na terceira idade.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!