PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO PILOTAR MOTO EM DIA DE CHUVA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

CUIDADOS AO PILOTAR MOTO EM DIA DE CHUVA – Para nenhum motorista é bom dirigir na chuva, pior ainda para quem tem moto. Nesse caso, os cuidados ao pilotar moto em dia de chuva devem ser redobrados. Confira quais são os principais cuidados com moto na chuva que você deve ter:

CUIDADOS AO PILOTAR MOTO EM DIA DE CHUVA

1. Dirigir moto quando chove exige que você reduza a velocidade. Entre outros motivos está o fato que as primeiras gotas, ao se misturam à sujeira da pista, formam uma película que favorece a derrapagem.

2. Entre os cuidados ao pilotar moto em dia de chuva está a situação dos pneus, o que é importante para outras situações e não apenas quando chove. A questão é que em um dia chuvoso os pneus são os maiores aliados e o piloto deve saber as suas condições. É precisoobservar os indicadores de profundidade que existem nos pneus (o famoso T.W.I. ou índice de desgaste do pneu).

Esse indicador mostra a profundidade mínima dos sulcos dos pneus, os quais são responsáveis pelo escoamento da água que se acumula na pista. Outra dica para dirigir moto quando chove quanto aos pneus é sempre manter a calibragem de acordo com as recomendações do fabricante. Por outro lado, os pilotos pouco sofrem com aquaplanagem, desde que sigam o rastro deixado pelos pneus dos carros, pois assim se evita poças d’água.

3. Outros cuidados com moto na chuva dizem respeito a manter a direção defensiva, o que sempre deve ser feito, mas quando chove, é ainda mais importante estar atento para antever possíveis situações. Além disso, não realize manobras arriscadas e quando tiver que fazer uma manobra seja rápido e preciso. Também é essencial manter uma distância segura dos demais veículos.

4. Além dos pneus, os demais equipamentos da moto devem estar em dia. Isso significa capacete em bom estado com viseira sem riscos para uma boa visão, bem como calça, jaqueta, botas e luvas impermeáveis, próprias para motos e dias de chuva. São investimentos importantes e duráveis.

5. Se possível, quando estiver chovendo, aguarde para pegar a estrada, ainda mais se a chuva virar tempestade.

6. Evite as poças d’água, pois elas podem ser mais fundas do que aparentam.

7. Freie com muito cuidado, de preferência inicie a frenagem com o freio de trás e, aos poucos, use o freio dianteiro. Nas saídas de curva, acelere pouco e mantenha a moto o menos inclinada possível.

8. Sempre deixe o farol aceso, mesmo de dia, se estiver chovendo, assim, a iluminação ajuda outros motoristas a enxergá-lo na chuva.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!