PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO PESQUISAR SOBRE DOENÇAS NA INTERNET

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Internet

CUIDADOS AO PESQUISAR SOBRE DOENÇAS NA INTERNET

Apesar de ser muito vantajosa, a internet pode trazer vários riscos quando o uso é indevido. Cada vez mais internautas estão buscando informações a respeito da área de saúde e já chegam ao consultório médico com opiniões formadas, até automedicados a partir do diagnóstico que realizaram. É preciso tomar alguns cuidados ao pesquisar sobre doenças na internet, pois alguns pacientes têm visto o motor de buscas Google como uma autoridade na área da saúde.

Quais são os cuidados ao pesquisar sobre doenças na internet

Buscar por essas informações na internet representa um grande perigo, pois a informação sobre determinada doença pode estar incompleta, incorreta, contraditória e, em alguns casos, até mesmo fraudulenta. Esse novo usuário da internet está sendo identificado pelos médicos como paciente expert, que já chega ao consultório com diagnóstico dado. Ele pesquisa na internet não só as doenças, mas também diagnóstico, sintomas e tratamentos.

Uma pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação da Comunicação apontou que mais de 30% dos usuários usam a internet em busca de informações de saúde. Existem pontos positivos no perfil do paciente expert: ele tem mais informação sobre o seu estado de saúde e, com isso, pode se tratar melhor, compreendendo melhor o processo. Além disso, a relação entre médico e paciente muda, visto que este não entende mais o tratamento como algo que foi mandado pelo médico.

Mas também existem perigos: alguns pacientes acabam exigindo que o médico determine o remédio que ele viu na internet ou fica aborrecido, achando que entende mais que o médico sobre o assunto. Além disso, há o risco de se automedicar e de autodiagnosticar, que é quando a pessoa se trata de forma incorreta e pode até morrer em função de atitudes inadequadas, dependendo da condição.

A solução está na orientação para uso dos sites, já que o grande perigo está no fato de que não há um controle eficaz da informação divulgada. A internet oferece um mar de informações e é preciso encontrar pontos seguros e formas de se prevenir. Existem, para isso, alguns sites especializados, com informações seguras, como sites de laboratórios ou outros referenciais da área médica.

Esses sites costumam ser avaliados e conferidos por médicos, que garantem a segurança da informação. Os pacientes precisam ainda saber como usar tais informações, já que um mesmo sintoma pode significar diferentes problemas de saúde, que somente uma conversa e consulta com um médico poderá definir com certeza, bem como exames específicos para cada caso.

Pronto, agora você sabe quais são os principais cuidados ao pesquisar sobre doenças na internet. Seja um paciente responsável e só acesse sites de confiança, cujas fontes sejam médicos especializados e de credibilidade. Mais do que isso, lembre que a consulta presencial não deve ser substituída por leituras ou até conversas informais com profissionais da saúde.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!