PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO PEDALAR NA RUA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

Algumas pessoas nunca se arriscam, enquanto outras levam a vida em cima de uma bicicleta, misturando-se com os carros e ônibus pelas rodovias das cidades. Além de ser um meio de transporte não prejudicial ao meio ambiente, a bicicleta é também um recurso prático, econômico e saudável para quem utiliza todos os dias. Porém, é indispensável conhecer os cuidados ao pedalar na rua.

Ao andar de bicicleta, você economiza o dinheiro do ônibus ou da gasolina, evita o estresse do trânsito e ainda perde alguns quilinhos. Ainda há motivos para não oficializar a bicicleta como seu meio de transporte? Se esse motivo existe, é o medo de fazer parte do caos do trânsito diário e sofrer acidentes. Por isso, os cuidados ao pedalar na rua são essenciais para qualquer ciclista, desde os ciclistas ocasionais até os assíduos.

Cuidados ao pedalar na rua

CUIDADOS AO PEDALAR NA RUA

Na correria diária, acabamos esquecendo detalhes muito importantes, que devem ser lembrados para garantir a sua segurança ao andar de bicicleta na rua. Um desses fatores é a iluminação, tanto que há uma lei que obriga que as bicicletas possuam equipamento de iluminação. As luzes permitem que os motoristas possam ver o seu veículo, principalmente à noite. Ao instalar um equipamento de iluminação, tente colocar luz branca na frente e vermelha na parte de trás, para ajudar os motoristas.

O uso do capacete costuma ser recomendado para quem faz manobras arriscadas ou gosta de abusar da velocidade. Porém, não são só os esportistas que devem usar tal equipamento. Se você ainda está começando e precisa de prática em como controlar a bicicleta nas ruas, o capacete é primordial, pois você estará mais exposto a chances de cair.

As luvas não são obrigatórias, mas ajudam muito a evitar irritação na pele por conta do atrito com o guidão. Também é recomendável pedalar com luvas porque elas ajudam em quedas, visto que temos o instinto de apoiar as mãos no chão quando caímos, o que pode gerar machucados se você não proteger as mãos com o equipamento de segurança. Além disso, as luvas são boas amigas para quem pedala no frio, principalmente à noite ou no início do dia.

Outros cuidados nas ruas

Sempre evite a contramão; além do motivo óbvio de manter o trânsito organizado, você não vai querer esbarrar com carros na direção oposta. Tome cuidado também com as portas dos carros. Logo, se estiver em uma via sem ciclovia e precisar utilizar os cantos onde os automóveis ficam estacionados ou ainda estiver esperando um sinal abrir, nunca fique perto das portas. Dessa forma, você evita batidas se alguém abrir as portas e não correrá o risco de arrastar um retrovisor consigo.

Não se esqueça de sinalizar sempre que fizer uma curva ou tomar alguma atitude no trânsito, afinal, não há como o motorista prever seus movimentos. Portanto, você precisa interagir com os outros carros de maneira consciente. Por fim, sempre evite as calçadas, tendo em vista que elas são destinadas para o uso de pedestres, assim como as faixas de passagens, que devem ser observadas quando você precisar se deslocar por elas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!