PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO PASSEAR COM CACHORROS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

CUIDADOS AO PASSEAR COM CACHORROS

Os cães necessitam praticar exercícios diariamente para melhorar a condição física e criar resistência contra lesões, além de estimular reflexos e manter a forma, evitando a obesidade. O exercício mais recomendado para os cães é o passeio ou a caminhada diários, podendo ainda variar para uma corrida, sempre na companhia dos donos. Apesar de parecer uma atividade simples, é preciso ter alguns cuidados ao passear com cachorros, sem desgastar muito o seu animalzinho.

O excesso de exercício físico pode expor os cães com pouco preparo físico a uma série de complicações, como problemas de coluna e alterações cardíacas ou respiratórias. Assim como os humanos, o cão precisa de hidratação na hora da prática de exercícios. Além disso, também se deve começar com um ritmo regular e intensificar a caminhada aos poucos.

Principais cuidados ao passear com cachorros

Antes de sair para a caminhada, hidrate muito o seu cãozinho. Ofereça bastante água durante o dia, aumentando a quantidade conforme chegar a hora da caminhada, não deixando o seu pet beber tudo de uma vez, para não provocar torções gástricas. Durante o passeio, lembre-se de ficar sempre ao lado esquerdo do seu cão e não permita que ele te arraste. Ao ser disciplinado, você garantirá mais ritmo à caminhada. Utilize também guias extensoras para facilitar a mobilidade.

Lembre-se de que o passeio é também o momento de lazer do cão, afinal, ele não vê como a importância de um exercício físico. Não o apresse para completar a jornada com trancos na coleira. Ao mesmo tempo, você precisa respeitar a necessidade de descanso dele, parando quando o cão demonstrar cansaço. Tenha sempre um recipiente com água para oferecer nesses breaks.

Os cuidados ao passear com cachorros também incluem a importância de escolher horários com baixa exposição do sol, priorizando a manhã até às 10 horas e a tarde depois das 16 horas. Os cães não possuem glândulas sudoríparas como os humanos. Como os cachorros não suam, eles ficam mais cansados embaixo de muito sol. Outra desvantagem de passear em horários quentes é o risco de queimaduras nas patas, por causa do asfalto quente.

Cuidados especiais ao passear com cachorro

Os cães idosos, obesos e sedentários também precisam realizar caminhadas diariamente e precisam de cuidados especiais. Para os idosos, é recomendável diminuir o ritmo das corridas ou caminhadas, encurtando a distância dos trajetos a serem percorridos. Em idades avançadas, os cães podem desenvolver problemas de coluna e articulação e o excesso de exercício pode piorar tais problemas. Porém, há casos em que a prática regular ajuda a melhorar a condição física do cão idoso.

Já os obesos e sedentários precisam de atividades com foco na perda de peso, mas correm risco de sofrer problemas cardiovasculares, distensões musculares e lesões nos ligamentos, pois não estão acostumados com qualquer tipo de prática. Conforme o animal perde o peso e entra em forma mostrando melhores condições físicas, será possível intensificar o ritmo das caminhadas. Para isso, é preciso de um acompanhamento especial com um veterinário.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!