PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO PASSEAR COM CACHORROS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

CUIDADOS AO PASSEAR COM CACHORROS

Cães são animais que adoram passear para gastar energia e descobrir novos lugares. Entretanto, os donos devem ficar atentos aos cuidados ao passear com cachorros, porque excesso de exercício físico acaba expondo os animais a uma série de riscos. Um cão, dependendo do seu porte físico e condicionamento pode desenvolver problemas na coluna e até mesmo alterações cardíacas ou respiratórias. É preciso seguir algumas dicas para que a prática de exercícios seja segura para os cães, por isso a importância de começar a atividade aos poucos e sempre tomando alguns cuidados fundamentais.

Principais cuidados ao passear com cachorros

Seja para caminhar ou para correr com os cães, o ideal é escolher os horários menos ensolarados do dia. Isso porque os cães não apresentam glândulas sudoríparas como os humanos e portanto não suam. Esse é o motivo de tantos cães, de diferentes raças, ficarem tão exaustos e ofegantes depois de passar muito tempo debaixo do sol. Além da questão do calor e da transpiração, os animais podem sofrer com queimaduras nas partes mais sensíveis das patas se estiverem caminhando sobre o asfalto quente. O teste é simples: se o chão está muito quente para você andar descalço, significa que seu cachorro também não tem condições.

No caso dos cães idosos, com mais de sete ano, os cuidados são ainda mais recomendados. Isso porque animais idosos costumam enfrentar alterações cardíacas, além de graus elevados de problemas articulares e na coluna. Praticar exercícios físicos são bons para a saúde de cães de qualquer idade, mas quando eles chegam a idade mais madura, a recomendação é que os donos diminuam o ritmo dos exercícios, encurtando a distância dos trajetos a serem percorridos, por exemplo, conforme o animal vá se mostrando mais cansado.

Cães obesos e sedentários também precisam de um cuidado especial na hora de se exercitarem. Os animais que estão sedentários ou obesos, precisando se exercitar para perder peso, correm alguns riscos, como sofrer problemas cardiovasculares. Além disso, eles ficam mais propensos a sofrerem distensões musculares e lesões nos ligamentos. Passear com estes cães deve exigir um ritmo mais lento do dono, intensificando apenas conforme os animais vão entrando em forma.

Dicas rápidas para passear com segurança com seu cão

– Antes de sair de casa, o cão deve beber bastante água, mas em porções pequenas. Tomar muita água de uma vez só pode acabar desencadeando torções gástricas nos animais.

– Sempre conduza o cão do seu lado e não dê a ele espaço suficiente para te arrastar. Escolha guias extensoras para o passeio, mas somente para cães que já estão acostumados a sair. Nunca se esqueça que o passeio é o momento de lazer do cão e você precisa respeitar esse momento dele.

– Se o cão for bravo e/ou de raças grandes, como rotweiller, pitbull, dog alemão, pastor alemão, etc., o passeio deve ser feito com focinheira.

– Caso seu cão não seja acostumado com passeios, treine antes para evitar que ele fique muito ansioso na rua. Coloque a guia nele e dê umas voltas pela casa ou pelo jardim. Depois, vá aumentando a distância dia após dia.

– Se o cão demonstrar cansaço, realize pausas de descanso e ofereça água.

– Jamais saia com seu cão sem guia. Solte-o apenas em áreas próprias para cães, como parques de convivência canina devidamente cercados.

Com essas dicas você e seu cão estarão preparados para curtir um ótimo passeio juntos! Aproveite.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!