PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO FAZER CONCURSO PÚBLICO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Concursos Públicos

CUIDADOS AO FAZER CONCURSO PÚBLICO

Além de estudo e técnicas para potencializar as chances de se dar bem ao realizar concursos públicos, há também alguns cuidados ao fazer concurso público. Entre eles, um dos mais importantes é ler atentamente o edital do concurso que se pretende participar, para não ter nenhuma surpresa desagradável depois.

Ao fazer isso, é possível estar a par de todos os detalhes do concurso que você vai fazer, inclusive dos requisitos que são fundamentais para que os aprovados possam efetivamente ocupar o cargo . Imagine você estudar meses a fio para um concurso, ser aprovado e depois ter que amargar a decepção de passar e não poder assumir a vaga, apenas porque faltou um pouco de atenção a respeito dos requisitos do edital.

Para evitar os problemas mais comuns que ocorrem quando os candidatos não leem os editais atentamente, veja quais são os principais cuidados ao fazer concurso público.

Quais são os cuidados ao fazer concurso público?

Um dos cuidados é conferir qual o nível de escolaridade exigida para a vaga. Alguns concursos são de nível médio e outros de nível superior, sendo que em um mesmo concurso, havendo vagas para diferentes funções, pode variar o nível de escolaridade exigido para uma e para outra. Mesmo que você passe em um cargo com exigência de nível superior, se você não o possui, não será possível tomar posse do cargo.

Outro cuidado é quando é exigido um diploma em curso específico. Embora muitos editais de concurso descrevam como exigência diploma de escolaridade em qualquer curso ou área de especialização, há também os concursos que pedem formação específica, em nível superior e mesmo em nível médio. Um exemplo são as vagas que pedem concorrentes com diploma de nível médio em áreas técnicas específicas. O mesmo com os concursos que exigem diploma de nível superior em um determinado curso.

Outro dos cuidados ao fazer concurso público é quanto ao tempo de experiência. Principalmente em concursos da área jurídica, é comum que algumas funções exijam que os concursados tenham, no mínimo, alguns poucos anos de experiência no desempenho de determinadas funções. Em geral, muitos editais pedem em torno de três anos de prática jurídica, sendo que não basta dizer que tem experiência, mas sim, comprová-la por meio de documentos. Por isso, não se pode achar que porque você leu um edital para um concurso já leu todos e não precisa atentamente ler todo ele.

Para finalizar, outros cuidados ao fazer concurso público incluem se organizar, para não chegar atrasado no dia da prova e perder o horário, estar atento aos prazos de inscrição, confirmar se a sua inscrição foi realizada, acompanhar as informações sobre o concurso que você vai prestar, e mesmo depois da sua realização, manter-se por dentro, pois muitos são anulados.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!