PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO DIRIGIR EM ESTRADAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros ,Dicas

CUIDADOS AO DIRIGIR EM ESTRADAS

Para seguir uma condução com segurança, existem alguns cuidados ao dirigir em estradas. Considerando isso, é imprescindível conhecer quais são as situações mais recorrentes com que você pode se deparar ao dirigir em estradas. Mais do que ficar sabendo quais são essas condições, é importante estar devidamente preparado para agir diante delas.

Principais cuidados ao dirigir em estradas

1. O melhor momento

Se você tiver opção, prefira realizar viagens durante o dia, quando o condutor deve estar mais descansado e as condições de visibilidade tendem a ser melhores. Dirigir durante a noite vai exigir atenção redobrada, além de precisar manter uma velocidade reduzida, já que as luzes dos veículos e também uma fraca iluminação na pista podem dificultar muito a visão.

Se for inevitável dirigir após o pôr-do-sol, uma dica valiosa é usar a faixa da pista como referência. Se a pista não contar com uma boa sinalização, guie-se pelas luzes traseiras do carro que estiver à sua frente. Dessa maneira, você evitará acidentes e outros imprevistos.

2. Cuidados numa curva

Antes de entrar numa curva dirigindo na rodovia, a recomendação é frear e desacelerar o veículo. Assim que entrar na curva, volte a acelerar gradativamente, o que vai ajudar a dar mais aderência ao veículo. Realize o movimento da curva com suavidade, sem jamais frear durante o movimento de curva, pois isso pode acabar travando as rodas e causando o derrapamento do veículo e até o capotamento, em casos mais graves. Se você acabar entrando na curva rápido demais, pare de acelerar e reduza a marcha para evitar acidentes.

3. Ultrapassagens seguras

Ultrapassar um veículo é uma das manobras mais arriscadas de se fazer em uma estrada, por isso, a prudência é a principal recomendação para tal hora. A primeira coisa a se fazer é checar, por meio da sinalização da pista, se a ultrapassagem é permitida naquele trecho. Em seguida, sinalize para o condutor da frente que você irá realizar a manobra, ativando a seta e lembrando que as ultrapassagens só podem ser realizadas pela esquerda.

Seja rápido nessa manobra, além de evitar ultrapassar qualquer veículo em curvas ou declives. Se você for ultrapassado, lembre-se de diminuir sua velocidade até que o veículo da frente tenha atingido uma distância segura, o que garantirá a proteção dos passageiros.

4. Situações inesperadas

Um dos cuidados ao dirigir em estradas é ficar atento à presença de animais na pista. Reduza a velocidade, verificando se o carro que vem atrás de você está a uma distância segura. Não use a buzina para afastar o animal e tente reduzir os faróis. Pare o veículo até o animal concluir a travessia da pista, lembrando-se de ligar o pisca alerta para avisar os outros condutores.

5. Tempo ruim

Pegar estrada com chuva e neblina exige ainda mais atenção dos condutores, pois com pista molhada e visibilidade comprometida, as chances de sofrer um acidente são ainda maiores. Reduza a velocidade e acenda os faróis baixos, mantendo uma distância segura com relação ao veículo da frente. Use como referência as marcações da pista ou as luzes traseiras do veículo à frente. Fique atento a rajadas de vento lateral que podem desestabilizar o veículo em trechos de estrada aberta. Além de reduzir a velocidade, abra as janelas do automóvel.

Ao seguir os nossos cuidados ao dirigir em estradas, você evitará problemas ligados a segurança.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!