PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

CUIDADOS AO DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA

Todo ano o contribuinte necessita declarar ao Imposto de Renda rendimentos considerados tributáveis obtidos no ano anterior. Para quem realiza o preenchimento da declaração do imposto pela primeira vez é preciso ficar atento a alguns cuidados. Existem muitas dicas sobre este assunto, mal entendidos sobre quem realmente precisa prestar a declaração. Confira então, quais são os reais cuidados ao declarar o Imposto de Renda que você deve tomar.

Quais são os cuidados ao declarar o Imposto de Renda

1. Saiba qual é a regra da Receita Federal: precisa prestar a declaração o contribuinte que recebe valor igual ou superior a R$ 25.661,70 durante todo o ano anterior.

2. Sempre guarde e tenha em mãos os documentos que podem comprovar quais foram seus ganhos durante o ano corrente, como, por exemplo, os informes de rendimentos que são fornecidos pelos empregadores, mas também despesas como recibos de aluguéis, de tratamentos de saúde, entre outros. Estes documentos devem ser todos levantados já no início do ano, antes do período de entrega da declaração.

3. Fique atento qual é o modelo de declaração mais vantajoso para seu perfil, que pode ser no modelo simplificado ou no completo. No caso do simplificado, o contribuinte tem um desconto de 20% sobre a renda tributável, enquanto no segundo modelo todos os gastos são usados para definir a restituição. O próprio programa da Receita Federal deve indicar a melhor opção depois que você preencher todos os dados necessários.

4. Revise todos os dados que foram preenchidos na declaração antes de enviar à Receita Federal. Isso porque o órgão irá cruzar todas as informações prestadas por você com o que foi fornecido pelas empregas pagadoras. Às vezes, um pequeno erro pode acabar colocando o contribuinte na malha fina. O principal motivo de incidência na malha fina no último ano foi a omissão de rendimentos.

5. Se for a primeira vez que você precisará prestar a declaração do imposto de renda, se esforce ao máximo para não deixar nada para a última hora. Isso porque o sistema da Receita Federal costuma ficar congestionados nos minutos finais do prazo de envio, dificultando o download do programa e o envio de seus dados.

6. Se em sua declaração de Imposto de Renda constar que tem esposa, filhos ou outras pessoas como dependentes, precisa também incluir se esses dependentes receberam rendimentos tributáveis ao longo do ano, porque o valor precisa também ser considerado.

7. Atenção a mudanças de emprego durante o ano considerado na declaração. É comum que o contribuinte acabe se esquecendo de incluir informações referentes ao antigo emprego e um erro como este pode acabar custando caro. Além de acabar caindo na malha fina, a pessoa pode precisar ainda pagar jutos e multas bem caras.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!