PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO CONTRATAR PARENTES EM UM NEGÓCIO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

CUIDADOS AO CONTRATAR PARENTES EM UM NEGÓCIO

Seja passando de geração em geração, ou conseguindo aquela vaga que está aberta e dando sopa na sua empresa, contratar parentes em um negócio pode ser um passo bem complicado, considerando que as relações pessoais com aquele funcionário se tornarão ainda mais pessoais, e podem facilmente atrapalhar a rotina de trabalho e até a imparcialidade com outros funcionários. Logo, é imprescindível ter cuidados ao contratar parentes em um negócio, pelo bem da sua família e da empresa.

Veja os cuidados ao contratar parentes em um negócio

1. Capacitação além dos favores

É comum que, estando em uma situação melhor que seu parente, você queira ajudá-lo dando oportunidades, mas estude os limites dessa ajuda primeiro. Não adianta contratar qualquer pessoa para qualquer cargo em uma empresa se o parente não for capacitado para tal.

Mesmo que você saiba que o parente tem responsabilidade e compromisso, nunca contrate sem checar se a pessoa tem as habilidades necessárias e uma capacitação adequada. Ter uma pessoa que não entende do seu negócio o ajudando a administrá-lo pode ser perigoso para a evolução dele.

2. Não use trabalho como punição

Acontece muito em famílias, principalmente com jovens, a tentativa de corrigir os erros de uma pessoa, ou fazê-la amadurecer, a partir da obrigação de realizar um trabalho. Quando a família tem um negócio, então, isso acontece mais facilmente. Não tente reparar os erros de algum familiar, ainda mais se você não pensa que ele poderá ser um bom colaborador para o negócio. Converse com em grupo e tente novas alternativas para ajudar as pessoas.

3. Estabeleça limites

Ao trabalhar com uma pessoa que você já conhece há anos, e ainda convive em casa, alguns limites podem ser ultrapassados. Não é proibido tocar em assuntos familiares, ou almoçar junto com seu parente, embora seja recomendado fazer isso poucas vezes, para não levar assuntos da casa para o trabalho. Também tente evitar que a situação oposta aconteça, para não desequilibrar o ambiente familiar.

Evite que a relação com seu parente se torne diferente e até desigual quando comparada a de outros usuários; não permita regalias que não permitiria a outros, principalmente no quesito salário. É preciso respeitar todos os funcionários.

4. Convivência

Também é muito comum, em famílias que mantêm seus negócios, principalmente para os negócios mais tradicionais, que todos os membros da família passem por ele, e consequentemente, assumam o negócio como herança. Cuidado para que isso não se torne um legado, ou mais ainda, uma obrigação na sua família.

Permita que todos os jovens tenham escolhas a fazer com relação às suas profissões e aos estudos, para alcançar seus objetivos de carreira. Pessoas que acabam trabalhando com o que não gostam tendem a se dar mal no negócio, e quando elas o possuem, o empreendimento vai para baixo junto com elas na profissão.

Tome os cuidados acima para não ter problemas na contratação de parentes em um empreendimento.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!