PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO COMER NA MADRUGADA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Sentir fome durante a madrugada é um hábito muito comum para diversas pessoas, mesmo que isso implique em levantar da cama no meio da noite para pegar alguma coisa da geladeira sem ser visto por ninguém. A prática não traz muitos riscos se for realizada com moderação, mas devem ser tomados alguns cuidados ao comer na madrugada. A pessoa pode acabar acarretando alguns problemas de saúde se, por acaso, decidir matar essa fome da madrugada com coisas muito pesadas, como uma pizza de calabresa que está há alguns dias na geladeira ou um lanche com tudo o que tem direito.

Por que ter cuidados ao comer na madrugada

Cientistas já comprovaram o fato de que nosso corpo tem tendência em armazenar mais carboidratos e gorduras que são ingeridos depois das 19 horas, porque é o natural do organismo humano, guardar energia para o período em que você vai passar dormindo. Por isso que comer muito a noite e também de madrugada pode acabar acarretando em alguns quilos e ganho de peso inesperado, culpa desta alimentação pesada fora de horário.

CUIDADOS AO COMER NA MADRUGADA

Mitos ou verdades sobre comer durante a madrugada

– Atacar a geladeira pode engordar: beliscar alguma coisa doce ou salgada não vai implicar em ganho de peso para quem ataca a geladeira na madrugada, mas o consumo excessivo de alimentos pode acabar trazendo um resultado indesejado para o peso, ainda mais porque durante o horário do sono, ocorre uma redução metabólica em nosso organismo, sendo que tudo funciona mais devagar enquanto estamos dormindo. Somente as calorias daquilo que foi queimado não fica acumulado no nosso corpo, se transformando em gordura corporal. Para piorar, com o metabolismo mais lento, durante a noite e madrugada o corpo consome e gasta menos calarias, daí o motivo do consumo de alimentos ser em pequenas quantidades.

– Como funciona o organismo: nosso metabolismo diminui durante a noite porque esse processo no nosso organismo depende da luz do sol. Quando ele percebe que no ambiente externo já não há mais luz solar, nosso cérebro faz com que o organismo libere alguns hormônios, avisando que noite chegou e é hora de desacelerar. Por isso o metabolismo diminui, tornando bem mais lento o processo de queima de calorias.

– Dá para comer sem culpa: as refeições feitas durante a madrugada e até mesmo a noite, antes de dormir, precisam ser bem balanceadas, como por exemplo saladas leves, frutas, shake de vitaminas ou alimentos grelhados, sempre fugindo de qualquer alimento gorduroso. Para evitar ganhar alguns quilos indesejados, é indicado evitar o consumo de carboidrato após as 19 horas, como batata, macarrão, pães, maionese e frituras. Não é preciso restringir tudo, mas ao menos consumir com bastante moderação, para não ter surpresa na hora de subir na balança.

Uma dica é não deixa à mostra os alimentos mais calóricos durante a noite e madrugada. Tirar pães e outras comidas calóricas e pesadas guardas em armários e não expostas sob a mesa ou balcões na cozinha. Quanto mais difícil for o acesso a este alimento durante a madrugada, maior as chances de você desistir e optar por algo mais saudável.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!