PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO COMER FORA DE CASA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CUIDADOS AO COMER FORA DE CASA – Seja por necessidade ou por prazer, o hábito de comer fora de casa é muito comum, em especial, nas grandes cidades, onde os trabalhadores não tem tempo de ir para casa preparar a sua refeição. Por isso, a frequência com que muitas pessoas comem em restaurantes é grande, assim, é importante estar atento aos cuidados ao comer fora de casa, uma vez que as intoxicações alimentares não são raras.

Entre os principais cuidados ao comer fora de casa está escolher um restaurante que seja limpo e que mantenha a comida sempre aquecida. Para conferir se a higiene é uma das preocupações do estabelecimento, verifique se pratos e talheres sempre estão limpos ao serem disponibilizados para o uso. Outra forma de conferir esse requisito é observando se os funcionários usam touca para prender os cabelos e estão uniformizados adequadamente.

CUIDADOS AO COMER FORA DE CASA

Quanto à comida, o que observar ao comer fora de casa é conferir se, no caso de buffet, os pratos quentes estão em balcão térmico com temperatura entre 60°C e 80ºC. Assim, está garantia a redução do risco das bactérias se proliferarem nos alimentos. Já os pratos frios, como saladas, frutas fatiadas, queijos e iogurtes devem permanecer em equipamentos refrigerados.

O tempo de exposição de comida também é relevante, por isso, prefira restaurantes com movimento, assim, é mais provável que você vá se servir de um alimento mais “novo”, pois a reposição é mais frequente. Outra dica é não almoçar muito tarde, o que garante que a comida vai estar melhor aquecida.

Quanto ao buffet, o que observar ao comer fora de casa consiste ainda em optar pelos locais que possuem balcões com anteparos de vidro, assim, evita-se que caia poeira na comida e mesmo que alguém tussa em cima dela. Entre os alimentos menos indicado para o consumo está a maionese caseira, que possui ovos e que tem maior risco de estar contaminada com a famosa salmonela.

O mesmo ocorre com os demais alimentos à base de proteínas, como os que recebem leite e carnes. Portanto, sirva-se deles desde que estejam com boa aparência. Aliás, a boa aparência é um requisito que deve dizer respeito a todas as opções que você escolher. Outra dica ao comer fora de casa é visitar a cozinha do restaurante, um direito de todo o consumidor.

Já na hora de comer os lanches no comércio ambulante, a dica ao comer fora de casa é preferir maionese, catchup e mostarda em sachês. O cuidado com a higiene que os funcionários têm também é importante. Assim, é melhor comer lanches de locais em que as pessoas estejam com uniforme, protetor de cabelos e usem pinça ou espátula para virar o lanche na chapa.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!