PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO ANDAR NA GARUPA DE MOTO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

CUIDADOS AO ANDAR NA GARUPA DE MOTO

Para levar alguém na garupa da moto com segurança, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados, a fim de garantir que tudo corra bem. O risco existe porque, com um passageiro, a moto fica mais pesada, assim como os processos de aceleração e frenagem também se tornam mais lentos. Alguns dos 6 cuidados ao andar na garupa de moto são recomendados levando em conta que a postura correta de quem pega carona é fundamental para equilibrar o veículo e também deixar o passeio seguro.

Confira 6 cuidados ao andar na garupa de moto

1. Segurança

As roupas usadas por quem está na garupa também precisam ser adequadas à motocicleta, evitando peças como vestidos e saias, ou tecidos que podem ser escorregadios em contato com o banco. Uso de luvas e capacetes também é indispensável para assegurar a proteção de quem vai na garupa.

Também é bom evitar carregar bolsas e sacolas grandes ou acessórios, como cachecol. Outra recomendação para se proteger ao ir na garupa de uma moto diz respeito a você investir em botas ou calçados fechados, já que mãos e pés quase sempre saem machucados em eventuais quedas.

2. Postura

Você deve subir na moto como se estivesse montando um cavalo. Para esse mesmo momento, nunca se deve subir na moto sem avisar o piloto, ainda mais sobre pisos escorregadios ou irregulares. O ideal é avisar “subindo pela direita”, por exemplo. Além disso, você precisa manter o corpo ereto ou levemente inclinado para frente, jamais para trás. Nos momentos de freada e arrancada, segure nas alças e jamais se apoie no condutor, evitando compensar o desequilíbro nele.

3. Garupa inexperiente

Se quem vai na garupa for inexperiente, o condutor precisa ensinar como se deve portar. Normalmente, os pés devem ficar retos, paralelos ao solo, enquanto as pernas precisam ficar presas junto ao corpo do piloto, nunca soltas ou arqueadas.

4. Trabalho em conjunto

Piloto, passageiro e motocicleta devem funcionar em conjunto. Os três têm que fazer o mesmo movimento, como se fossem um corpo só. O passageiro deve segurar na cintura do condutor, e não na parte de trás da moto. Se você segurar na parte traseira, você se isolará do conjunto, dificultando as manobras, principalmente nas curvas. No trânsito, o mais importante é a segurança.

5. Erros comuns

Um dos erros mais comuns cometidos pelos caronas é tentar compensar o peso da moto nas curvas. Muitas vezes o motorista vira para a esquerda e o garupa joga o corpo para a direita, acreditando fazer o correto, mas como a moto é muito instável, se os três não agirem no mesmo sentido, o risco de acidente é grande.

6. Obrigatoriedade do capacete

Item indispensável para piloto e passageiro, o capacete precisa estar bem-afivelado, ou pode se desprender no caso de uma queda. Também confira o estado de conservação do equipamento. O capacete reserva deve estar sempre em bom estado de uso. Muitas vezes, o piloto troca de capacete e deixa o velho guardado para emprestar ao passageiro. Mas isso está errado, já que se trata de um item de máxima segurança. Se o capacete não está bom para o piloto, também não vai estar para o garupa.

Diante dos 6 cuidados ao andar na garupa de moto, sua proteção será assegurada.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!