PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CUIDADOS AO ANDAR DE BICICLETA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

O uso de bicicletas para andar nas cidades pode ser muito benéfico para você, sua cidade e o ambiente em geral, afinal, trata-se de uma prática não só bastante saudável, mas também sustentável. Entretanto, é preciso ficar atento a alguns cuidados ao andar de bicicleta. Tais cuidados são simples e podem evitar acidentes graves e até mesmo fatais.

Cuidados ao andar de bicicleta

1. Luzes de segurança

As luzes nem sempre são lembradas como item de segurança em bicicletas, mas têm um papel muito importante, já que tais equipamentos podem evitar uma série de situações de risco. Os motoristas precisam ver os ciclistas para poderem ter tempo de reagir e desviar com segurança.

CUIDADOS AO ANDAR DE BICICLETA

O risco é ainda maior durante a noite. Os refletivos que vêm nas bicicletas são de pouca ajuda nesse caso. Sendo assim, aposte em uma luza branca na frente e em uma vermelha atrás, para que os motoristas consigam saber se você está indo ou vindo. Outra recomendação é que a luz seja piscante, o que atrai mais atenção do motorista.

2. Uso de capacetes

Se você não pretende fazer manobras arriscadas ou mesmo abusar da velocidade, uma condução segura tem grande potencial de protegê-lo, mais até que o uso do capacete. Entretanto, o uso desse equipamento é recomendado em todos os casos, principalmente para quem deu início recente à prática, por não ter ainda experiência ao se equilibrar e locomover com eficácia.

Lembre que o capacete é responsável por diminuir a chance de traumatismo craniano em uma queda, da mesma forma que uma joelheira diminui a chance de machucar os joelhos. Mas o ciclista precisa ter em mente que o capacete não é a única solução para protegê-lo dos carros, sendo sempre necessário pedalar com atenção e cautela.

3. Luvas

O uso das luvas não é imprescindível, mas é conveniente usar por dois motivos: o primeiro se deve ao fato de que a pele pode ficar irritada em decorrência do apoio direto e contínuo na manopla. Em segundo lugar, caso ocorra uma queda, seu impulso será parar a caída com as mãos, o que acabará esfolando as mãos se você não estiver utilizando as luvas. No frio, elas também são importantes, impedindo que suas mãos não fiquem enrijecidas com o vento gelado, facilitando o momento da frenagem.

4.  Atenção ao sentido

Existem várias razões para se pedalar na mão correta e todas elas têm relação com a sua segurança. Lembre-se de que um pedestre, quando vai atravessar a rua, só olha para o lado de onde vem os carros, sem estar esperando que uma bicicleta venha na contramão. Algo semelhante ocorre com um carro que vai realizar uma curva à direita ou um motorista que estacionou e vai abrir a porta, olhando apenas no retrovisor.

Se você estiver pedalando na contramão, aproxime-se do carro numa velocidade muito maior quando vem na contramão, porque sua velocidade será a soma de dois veículos, dando ao motorista bem menos tempo para reagir à sua presença e desviar de você.

Leve em conta todos os cuidados ao andar de bicicleta, para que você evite se machucar e até causar danos a outras pessoas no trânsito, como pedestres, motoristas e outros ciclistas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!