PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CROWDSOURCING

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Internet

CROWDSOURCINGAtravés do Crowdsourcing você utiliza a consciência coletiva pra resolver problemas, desenvolver novas tecnologias e criar conteúdos de modo voluntário na internet.

CROWDSOURCING

Um novo tipo de construção de conhecimento coletivo está se espalhando pela internet. Assim como na Wikipédia, em que as pessoas podem criar páginas falando sobre determinados assuntos. Através do conceito de Crowdsourcing você utiliza a consciência coletiva pra resolver problemas, desenvolver novas tecnologias, lançar projetos individuais ou em grupos e criar conteúdos de modo voluntário na internet.

Por exemplo, o sistema operacional de funcionamento do Linux e o Mozila Firefox foram criados em colaboração com um exército de voluntários. Isso diminui os custos da empresa, mas também cria uma relação diferenciada com os colaboradores e a comunidade em geral.

A ideia é abrir suas propostas culturais, negócios ou outros para a opinião de uma rede de colaboradores. Cada um na rede conta com uma proposta e o resultado pode vir em forma de apoio financeiro, técnico, de assessoria ou qualquer outro. O importante é que haja uma troca de benefícios entre o solicitante e o colaborador, assim essa rede se coloca como alternativa realizar propostas de novos empreendedores, artistas ou outros.

Outras empresas que utilizam com frequência o Crowdsourcing são aquelas que fabricam aplicativos e ferramentas para aparelhos móveis como Iphone e Ipad. Mas também já foi aplicado na criação do carro Fiat Mio, que ocorreu em São Paulo, no salão do automóvel em 2010 e contou com mais de 10,6 mil ideias enviadas e mais de 17 mil participantes.

Empresas como a Terraforum, que tem representantes aqui no Brasil oferecem desafios a estudantes, com o objetivo de encontrar novas soluções, produtos ou processos mais eficientes. Normalmente essas empresas oferecem prêmios em dinheiro para as melhores ideias. Aqui no Brasil, em um ano, doze empresas lançaram batalhas, entre elas Philips, Ambev, Natura e Tecnisa.

E a Tecnisa é a empresa que mais deu certo nos últimos anos nesse segmento de Crowdsourcing em que nos últimos dois anos, mais de dez processos foram criados. Logo a empresa decidiu lançar seu próprio portal de inovação em 2010, conhecido como “Tecnisa Ideias”, que tem como seu principal objetivo o interesse de se aproximar de grandes talentos.

No dia 29 de agosto de 2011 ocorre no Teatro Vivo, em São Paulo, a 1ª Conferência Internacional de Crowdsourcing, Co-criação e Comunidades. As inscrições para o evento custam R$ 400. A conferência irá tratar principalmente como esse tipo de trabalho coletivo tem revolucionado o universo do marketing, a criação e a inovação em geral.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!