PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CROWDFUNDING – FINANCIAMENTO COLETIVO – REDE COLABORATIVA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Internet

CROWDFUNDING – Quem está pensando em tirar do papel um projeto não precisa mais correr atrás de bancos e instituições financeiras para conseguir um apoio em dinheiro. Atualmente, pessoas com boas ideias na cabeça podem conseguir um auxílio de pessoas do mundo todo através do crowdfunding, que nada mais é do que um financiamento colaborativo. O objetivo dessa ação é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, para ajudar a viabilizar um projeto ou uma ideia. A parte boa desta iniciativa é que quem colabora o faz porque gosta ou porque o projeto o agradou. Dessa forma, cada pessoa contribui com a quantia desejada, sem um mínimo obrigatório, fator que torna a colaboração ainda mais prazerosa.

CROWDFUNDING - FINANCIAMENTO COLETIVO - REDE COLABORATIVA

CROWDFUNDING – O QUE É? – COMO FUNCIONA?

Quem pretende contar com a participação e financiamento de outras pessoas para colocar em prática seus projetos, geralmente corresponde ajudando também a outras ideias virarem realidade. Sob a perspectiva da solidariedade, da troca e da recompensa é que a proposta do crowdfunding tende a ganhar corpo atualmente, quando o mundo precisa de tantas ações.

Isso está presente no conceito do negócio e a recompensa pode se revelar nas práticas mais simples. Um exemplo está no documentário que o diretor Walter Carvalho está produzindo sobre Raul Seixas, batizado de Raul, o início, o fim e o meio. Os fãs que quiserem aparecer no final do filme, enquanto os créditos são mostrados na tela, podem contribuir com uma pequena quantia em dinheiro e assim, terão o direito de darem depoimentos sobre o cantor. Ainda é possível, com uma pequena colaboração, ser recompensado com ingressos para pré-estreias ou com o nome incluído nos agradecimentos.

Agora, é bom lembrar de um detalhe importante: é claro que fica bem mais fácil pedir a colaboração de pessoas quando se é uma pessoa conhecida ou quando se trabalha para uma produtora, mas longe dos holofotes também dá para conquistar seu espaço e atrair financiamento para o seu projeto. Nesse ponto, vale pedir ajuda nas redes sociais.

CROWDFUNDING – NO BRASIL

A internet ajuda e muito nessas horas, por isso, já existem até mesmo alguns sites voltados para esse sistema colaborativo de financiamento. O pioneiro no Brasil foi o portal Catarse, quem tem uma ideia super legal ao divulgar projetos sociais no intuito de angariar fundos e levar adiante as melhores propostas. Basta criar um vídeo com a descrição do projeto e também com as razões pelas quais as pessoas deveriam contribuir com ele. Os vídeos ficam expostos na página principal por um período determinado e a ideia só é viabilizada caso o mínimo de dinheiro necessário seja atingido.

Outros sites que também trabalham com essa proposta do crowdfunding são os portais Produrama e o Incentivador. Sobre o último, já falamos aqui, confira. Se você tem um projeto que merece ser financiado, entre em algum destes portais e divulgue sua ideia. Quem sabe ele finalmente não vira realidade?

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!