PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CRIOTERAPIA FISIOTERAPIA – O QUE É?, COMO FUNCIONA? – TRATAMENTO DAS LESÕES ESPORTIVAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

CRIOTERAPIAA Crioterapia consiste na técnica de aplicar algo frio sobre qualquer área do corpo para tratamento de diversos problemas musculares ou de tecido.

CRIOTERAPIA FISIOTERAPIA - O QUE É?, COMO FUNCIONA? - TRATAMENTO DAS LESÕES ESPORTIVAS

CRIOTERAPIA – O QUE É?, COMO FUNCIONA?

Apesar de ter um nome complicado e pouco conhecido você mesmo já deve ter utilizado a Crioterapia. Ela consiste na técnica de aplicar algo frio sobre qualquer área do corpo para tratamento de problemas musculares, sanguíneo ou de tecido. Por exemplo, quando um jogador de futebol tem uma distensão muscular, geralmente os fisioterapeutas colocam gelo no local para aliviar e estimular o relaxamento.

CRIOTERAPIA NA FISIOTERAPIA

A técnica da Crioterapia pode ser utilizada para vários tratamentos fitoterápicos, como para reduzir o metabolismo, melhorar a amplitude de movimento, diminuir a dor, diminuir a circulação, reduzir o espasmo muscular, estimular o relaxamento, permitir a mobilização precoce, estimular a rigidez articular, diminuir a inflamação ou mesmo estimular a circulação, diminuir o edema, quebrar o ciclo dor-espasmo-dor.

Mas não é necessário que se utilize o gelo, qualquer produto ou medicamento que diminua a temperatura da pele, do tecido ou do músculo terá bom efeito na Crioterapia. Entre as opções geralmente adaptadas à terapia estão os injetáveis cryomatic, criocinética, crioestiramento, ou banhos em água fria que podem ser turbilhão frio ou imersão em balde com água com temperatura próxima a zero. Depende somente do que se procura tratar.

Também existe na Crioterapia a técnica de Banho de Contraste, ou seja, quando você utiliza dois recipientes, um com uma mistura de gelo e água e outro com água quente numa temperatura que varia de 40ºC a 45ºC. A água quente (duração de 5 minutos) promove uma vasodilatação alterando o fluxo sanguíneo. A água fria (duração de 3 minutos) deve ser utilizada para resfriar os tecidos e reduzir as necessidades metabólicas.

Mas atenção: vale lembrar que esse tratamento é contraindicado para áreas que estiverem edemaciadas, marcadas por tumores, inflamadas, anestesiadas, feridas com sangramento, sobre os testículos, sobre o abdômen de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas que estejam inconscientes. Para saber se o seu organismo aceitará bem o tratamento, faça o acompanhamento médico com regularidade.

Você pode utilizar instrumentos que tem em casa para realizar a aplicação de algumas dessas técnicas, mas se quiser pode também encontrar no mercado bolsas térmicas frias à venda. Mas apesar de muita gente preferir realizar a Crioterapia em casa, recomenda-se que, em casos de dúvida, você procure um fisioterapeuta.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!