PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CONSÓRCIO DE IMÓVEIS – CONSÓRCIOS DE IMÓVEL VALE A PENA?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

CONSÓRCIO DE IMÓVEIS – Ter uma casa própria ou apartamento é o sonho da maioria dos brasileiros que ainda vivem de aluguel. Porém, poder pagar por esse imóvel de uma só vez ou em poucas parcelas nem sempre é possível. Para terem seus bens, algumas pessoas fazem financiamentos, que acarretam juros. Outra opção, válida para quem não tem pressa de mudar, mas já quer planejar seu futuro, é o consórcio de imóveis.

CONSÓRCIO DE IMÓVEIS - CONSÓRCIOS DE IMÓVEL VALE A PENA?

Esse tipo de negociação pode trazer algumas vantagens em relação ao financiamento bancário, principalmente porque nesse caso você não pagará juros exorbitantes. Porém, é cobrada uma taxa de administração que pode variar de empresa para empresa. Geralmente, a taxa anual fica em torno de 1% a 1,5% do preço definido do imóvel.

Para participar de um consórcio de imóveis o procedimento é o mesmo dos consórcios de veículos. Você deve procurar uma instituição financeira de sua preferência – em geral todos os bancos privados oferecem planos de consórcio para aquisição de imóveis. Depois, você deverá definir um valor para o imóvel escolhido pelo grupo de consorciados. Algumas opções: Consórcios Bradesco, Itaú Consórcios, Planos de Consórcio Santander, Consórcio BB, etc.

Dessa forma, um grupo de consorciados pode ir pagando um determinado imóvel por um período que varia de 80 a mais de 200 meses, dependendo do número de pessoas que o grupo tiver. Quem começar a pagar um consórcio de imóveis pode utilizar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para conseguir quitar ou completar o valor do bem adquirido.

As pessoas do grupo que participam do consórcio imobiliário possuem duas formas de adquirir o bem. A primeira delas é através da sorte, onde a pessoa participa de um sorteio e pode levar o imóvel, continuando a pagar as prestações normalmente até liquidá-las. A outra maneira é através de um lance. O consorciado que der o maior lance poderá ser contemplado pela empresa e poderá adquirir o imóvel. Há diversas outras formas de a pessoa quitar suas parcelas, dentre elas é dar outro bem de menor valor para completar.

Porém, antes de assinar o contrato com a empresa que fará o consórcio, a pessoa deve prestar atenção em certos detalhes. Entre eles, ela deve verificar se o consórcio está registrado no Banco Central. Além disso, a pessoa deve ler cuidadosamente todas as cláusulas apresentadas no contrato, lembrando de nunca assinar um documento sem antes ler cada cláusula e tirar as dúvidas que surgirem.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!