PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





CONCURSO PÚBLICO DA RECEITA FEDERAL PARA AUDITOR FISCAL, EDITAL, INSCRIÇÕES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Concursos Públicos

CONCURSO PÚBLICO DA RECEITA FEDERAL PARA AUDITOR FISCAL, EDITAL, INSCRIÇÕES

CONCURSO PÚBLICO DA RECEITA FEDERAL PARA AUDITOR FISCAL – A Receita Federal divulgou um edital com especificações sobre o concurso público que selecionará quem irá preencher as 278 vagas (14 delas destinadas a pessoas com deficiência) no cargo de auditor-fiscal com remuneração de mais R$ 14 mil. As inscrições para o Concurso Público da Receita Federal para Auditor Fiscal poderão ser feitas pelo site da Escola de Administração Fazendária (Esaf) – http://www.esaf.fazenda.gov.br -a partir do dia 13 de março, até o dia 27, com taxa de R$ 130,00. Um dos requisitos para participar do concurso divulgado no edital, é o diploma de curso superior em qualquer área, adquirido em uma instituição de ensino devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Concurso Público da Receita Federal para Auditor Fiscal – data da prova

A prova será aplicada nos dias 10 e 11 de maio e constituída de perguntas objetivas com questões de Conhecimentos Gerais em diversas disciplinas, como língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo, administração geral e pública, direito constitucional e direito administrativo, além de idiomas, podendo ser inglês ou espanhol. E ainda conhecimentos específicos em direito tributário, auditoria, contabilidade geral e avançada, legislação tributária, comércio internacional e legislação aduaneira. Algumas etapas da prova podem exigir respostas discursivas.

Os locais de realização do concurso serão espalhados nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. Os aprovados na prova da Receita Federão terão lotação e exercícios nas Unidades Centrais da Secretaria da Receita Federal do Brasil em Brasília ou nas unidades decentralizadas.

Funções do Auditor Fiscal

O auditor fiscal da Receita Federal tem como funções principais constituir, mediante lançamento, o crédito tributário e contribuições, elaborar e proferir decisões e até participar de alguns em processo administrativo-fiscal, executar procedimentos de fiscalização e examinar a contabilidade de sociedades empresariais. Essas e outras funções estão previstas na Lei n° 10.593/02.

Alguns profissionais se especializam em alguma área de atuação dentro da Receita, trabalhando com imposto de renda, aduana e contribuição previdenciária. É preciso constante atualização do auditor-fiscal para sua atividade, por conta das constantes mudanças legais.

Dicas para passar no concurso público da Receita Federal

Muitas pessoas que ingressam na jornada para tornar-se um auditor-fiscal acabam por desistir do processo seletivo por conta da exigência e demora de resultados. A pressão da família e das responsabilidades e mudanças que um cargo como esse pode trazer a sua vida normalmente também assustam.  É preciso ter muito foco e certeza de que deseja conquistar o cargo, mostrar-se confiante durante o período de prova e o de seleção.

É também importante buscar cursos preparatórios (há muitos focados em tipos e cargos específicos de concursos) e bons materiais para estudar, principalmente nas disciplinas onde há maior peso ou maior número de questões, ou até a que o candidato se sentir mais inseguro em relação aos seus conhecimentos.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!