CONCURSO PÚBLICO DA FUNAI 2016, EDITAL, INSCRIÇÕES

CONCURSO PÚBLICO DA FUNAI 2016, EDITAL, INSCRIÇÕES

A Fundação Nacional do Índio tem até o dia 22 de abril para lançar o edital do seu concurso, conforme planejado em conjunto com o governo federal. O Concurso público da Funai foi aprovado no mês de outubro de 2015 e possui seis meses após a sua aprovação para abrir as vagas.

Mesmo assim, já foi divulgado o número de oportunidades: serão 220 ao total, sendo que delas 208 são destinadas ao cargo de indigenista especializado, cinco para engenheiro agrônomo e sete para engenheiro. No entanto, apenas com o lançamento do edital é possível saber em quais cidades estão alocadas as vagas.

Os interessados em trabalhar no órgão público já podem obter mais informações sobre o concurso público. No caso da oportunidade para indigenista é preciso que os candidatos tenham formação superior em qualquer área, sendo que para as demais vagas a formação exigida é específica.

Mais a respeito do Concurso público da Funai

Diferente de outros concursos públicos que pretendiam abrir vagas em 2016 e serão empurrados para 2017, o Concurso público da Funai está garantido, uma vez que já foi autorizado ainda em 2015. Outra informação divulgada são os ganhos mensais iniciais, que são de R$ 6.346,02.

Além disso, as mais de 200 vagas que vão abrir não suprem a necessidade do órgão, em todas as unidades, uma vez que o quadro de funcionários está com uma defasagem de cerca de mil trabalhadores. No último concurso público, realizado em 2010, apenas 200 novos servidores foram contratados.

Vale dizer que o cargo de indigenista tem como principais funções promover atividades que assegurem os direitos previstos em lei das populações indígenas, bem como que promovam a sua qualidade de vida. O servidor também deve realizar estudos referentes à demarcação e regularização fundiária, bem como proteger as terras indígenas e implementar políticas públicas necessárias.