PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TROCAR AS CORDAS DO VIOLÃO – PASSO A PASSO

Autor: G. Produções
Publicado em: Informações Gerais

COMO TROCAR AS CORDAS DO VIOLÃO – É fácil trocar as cordas de seu violão. Confira aqui o passo a passo para fazer a troca das cordas e algumas dicas sobre como escolher as cordas e realizar bem o processo.

COMO TROCAR AS CORDAS DO VIOLÃO - PASSO A PASSO

Primeiro passo, escolhendo corretamente as cordas de seu violão. Os violões mais comuns são aqueles com cordas de nylon. As cordas de nylon são bem baratas e dão uma sonoridade perfeita para tocar diversos estilos como o Samba e MPB. Há diversas marcas disponíveis no mercado com diferentes preços e qualidade. Escolha uma de acordo com o seu uso conversando com o vendedor em uma loja especializada de artigos musicais.

Segundo passo, retire as cordas velhas do violão. É bem fácil retirar as cordas velhas. Basta que você gire a tarraxa no sentido de afrouxar as cordas até que toda a corda enrolada em volta da tarraxa seja retirada. Feito isso, desfaça o nó que prende a base a corda na sua base, o cavalete.

Terceiro passo, amarrando a corda no cavalete do violão. Coloque as cordas novas da seguinte maneira. Passe uma ponta da corda nova pelo orifício do cavalete no sentido em direção ao braço do violão. De uma volta em torno da peça do cavalete e passe a ponta da corda por baixo da outra parte formando um laço. Feito isso dê um nó da seguinte maneira em torno do cavalete. Passe três vezes a ponta da corda em volta do laço formado na peça do cavalete. Puxe delicadamente até que fique firme, porém não é necessário que fique apertado, basta que o nó em torno do cavalete fique firme.

Quarto passo, colocando a corda na tarraxa do violão. Na parte interna da tarraxa do violão há um orifício para você passar a corda. Coloque nesse orifício deixam uma sobra (de uns cinco a dez centímetros) e dê um nós simples em volta da tarraxa com a acorda. A partir daí, basta ir girando a tarraxa do violão no sentido de apertar a corda. Faça esse processo com calma. Tenha cuidado enquanto a corda for ficando esticada para que ela se acomode nos vãos pestana (na parte superior do braço do violão) e no rastilho (no corpo do violão).

Dica. Preste atenção na ordem das cordas do violão e no sentido em que você toca ele., pode-se mudar a ordem (invertendo-a) se você toca canhoto ou destro o seu violão. Mas isso vai da sua preferência.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!