PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRATAR VÍCIO EM COMPRAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO TRATAR VÍCIO EM COMPRAS – Chegou-se a um ponto na sociedade atual que o consumismo pode ser tratado como vício. Assim como existem pessoas viciadas em sexo, em comer, em fumar, beber e tantos hábitos que são repetidos de modo exagerado, muitas vezes, causando prejuízos à saúde mental e física, comprar também pode evoluir para uma compulsão. Assim, é preciso saber como tratar vício em compras.

O problema em um primeiro momento do vício em comprar, se a pessoa não tem um grande poder aquisitivo, é que ela em pouco tempo vai se encher de dívidas, o que acarretará uma sequência de fatos problemáticos, podendo envolver outros membros da família e atrapalhando as relações. No entanto, mesmo quando o viciado tem dinheiro, é preciso saber como tratar vício em compras, já que por trás da compulsão está outro problema, em geral, emocional e anterior, que deve ser resolvido.

COMO TRATAR VÍCIO EM COMPRAS

As compulsões, muitas vezes, estão relacionadas a casos de ansiedade, depressão, estresse e, principalmente, carência emocional. Assim, o vicio preenche o vazio provocado por sentimentos de medo e frustração. O vício pode afetar qualquer pessoa, no entanto, o mais comum é que acometa mulheres dos 30 aos 50 anos.

Como tratar o vício em comprar

O consumismo pode ser tratado como as demais compulsões. Depois de identificar o problema, a pessoa deve se conscientizar da necessidade de buscar ajuda profissional, como com psicólogos e psiquiatras. Familiares e amigos de pessoas com o vício devem estimular o indivíduo a tomar a mesma decisão.

Nem sempre é fácil identificar quem possui a compulsão, pois a sociedade não condena o ato de comprar muitas coisas. Porém, o viciado costuma apresentar sentimentos de arrependimento, além de mentir ou esconder o que adquiriu, como forma de acobertar o que fez porque sente culpa.

Além disso, quando não pode comprar o viciado fica inquieto e quando pode não tem controle e apenas segue os seus impulsos, adquirindo, muitas vezes, o que não precisa, extrapolando o limite do seu cartão de crédito, fazendo dívidas e mesmo roubando quando não tem dinheiro. Alguns hospitais públicos oferecem programas específicos para tratar dos compulsivos, inclusive, por compras, já que se constatou que o número de pacientes com esse vício está aumentando.

Nesses locais, o tratamento pode ser através de terapia de grupo, onde as pessoas se encontram uma vez por semana e permanecem juntas por cerca de uma hora. Em geral, se faz uma avaliação depois de um tempo e, se necessário, o tratamento continua, com terapia individual ou tratamento psiquiátrico.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!