PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRATAR QUELÓIDE – CICATRIZES HIPERTRÓFICAS

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

QUELÓIDE – CICATRIZES HIPERTRÓFICAS – Algumas pessoas têm a tendência à formação de quelóides após um machucado ou processo de cicatrização na pele. Os quelódes são apenas uma hipertrofia de uma cicatriz, o que quer dizer que as células que se regenerariam para gerar o processo de cicatrização crescem exageradamente, ultrapassando os limites da derme e formando algo parecido com um corpo estranho no local. Justamente por esse crescimento aparentemente descontrolado das células, que é um comportamento semelhante a um tumor, o quelóide e seus malefícios já foram superestimados e o fenômeno foi alvo de crendices e soluções caseiras que mais beiravam ao ocultismo. Na verdade, o único inconveniente do quelóide é estético, sendo que em alguns casos pode também tornar-se um problema funcional, se ocorrer próximo a juntas e áreas sensíveis.

COMO TRATAR QUELOIDE - CICATRIZES HIPERTRÓFICAS

Não há causa aparente para a ocorrência do quelóide. Muitos médicos e pesquisadores apontam para o fator genético, mas não há pesquisa quantitativa relevante no sentido de provar essa incidência. Há diversos tipos de tratamento para o quelóide, alguns mais dolorosos, outros mais demorados, e alguns bem caros. São inicialmente três procedimentos cirúrgicos. O primeiro a retirada tradicional, com corte e remoção. Há a opção de congelamento do tecido para futura remoção, onde são necessárias várias sessões. E há a cirurgia à Laser, mais sofisticada e mais cara que as outras. Há ainda métodos que utilizam ligaduras de compressão, e ainda tratamentos que utilizam um número enorme de géis, cremes e pomadas para prevenir e diminuir. Há ainda a radioterapia, que atua de forma mais invasiva, porém geralmente é mais eficaz (e muito mais cara).

Com causas ainda não confirmadas e muitos tratamentos disponíveis, se você notar um quelóide na sua pele, a melhor coisa a se fazer é consultar um dermatologista, para que juntos vocês decidam qual o melhor tratamento a ser realizado no seu caso particular. A melhor cura, como em todos os outros problemas do seu corpo, é a prevenção. Se você tem uma tendência à formação de quelóides, verifique com o seu médico as principais situações que podem levar à ocorrência do fenômeno, e mantenha sempre a acne sob controle. Isso pode evitar no futuro uma possível intervenção cirúrgica, trabalhosa e extremamente cara.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!