PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRATAR PICADAS DE ABELHAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO TRATAR PICADAS DE ABELHAS

Apesar de não ser nenhum bicho de sete cabeças, uma picada de abelha requer que você saiba como agir corretamente diante desse pequeno problema. Após o ferimento, a picada pode ficar bastante dolorida. Porém, basta saber como tratar picadas de abelha para reduzir os sintomas. Ao conhecer os primeiros socorros a serem prestados, será mais fácil aliviar o desconforto mais rapidamente.

Saber como tratar picadas de abelha é imprescindível, pois esse tipo de picada causa reações alérgicas. Sendo assim, é fundamental procurar um posto de saúde para acompanhamento médico da situação. O profissional da saúde irá avaliar o caso, analisando se há indício de reação alérgica.

Existem inúmeras espécies de abelhas e se uma abelha africana te picar, o atendimento deve ser imediato. Como nem todo mundo sabe identificar ou tem tempo para ver que tipo de abelha foi responsável pela picada, o ideal é correr para o médico.

Procedimentos para saber como tratar picadas de abelha

1. Retire o ferrão

A abelha é o único inseto que deixa o ferrão no ferido, além da glândula de veneno. Outras espécies, como marimbondos e vespas, não deixam o ferrão. Para conseguir raspar o ferrão da pele e tirá-lo completamente, Use alguma ferramenta de apoio. Entretanto, tenha cuidado para não apertar a glândula de veneno ao puxar o ferrão, agindo com rapidez para evitar que o veneno continue se espalhando.

2. Avalie suas reações

Fique atento se o seu organismo não apresenta reações alérgicas, como as seguintes: dificuldade em respirar; inchaço em tecidos do rosto, da boca ou da garganta; dificuldade em engolir ou respiração ofegante; ansiedade e inquietação; urticárias que aparecem como forma de erupção e prurido vermelho, espalhando-se para outras áreas além da picada; pulsação rápida; queda repentina da pressão sanguínea ou tontura. Se algum desses sintomas aparecerem, procure um médico imediatamente.

3. Tente aliviar a dor

Se não ocorrer nenhum sintoma de reação alérgica, você poderá tomar medicamentos como Ibuprofeno ou Paracetamol, que podem facilmente ser encontrados em qualquer farmácia, para o alívio da dor. Caso a sensação dolorosa persistir, procure um médico.

Quem também quer saber como tratar picadas de abelha, precisa tomar o cuidado de lavar o local da picada com água e sabão. Para aliviar o inchaço, aplique gelo, envolto em um tecido, no local da picada, por cerca de 20 minutos. Isso deve ser suficiente para que os sintomas desapareçam quase instantaneamente.

É normal que se passem cerca de cinco horas até que a picada incomode novamente, exigindo uma nova aplicação de gelo. Essa técnica ajuda a contrair os vasos sanguíneos, retardando o fluxo do sangue contaminado com veneno. Isso vai diminuir a coceira e a dor.

4. Alivie o incômodo

Além da aplicação de gelo, outra forma de aliviar o incômodo da picada é aplicar creme dental sobre a picada de abelha, causando um formigamento que dá a impressão de estar coçando a área irritada. Você pode reaplicar a pasta após cinco horas, para estender o efeito.

É só seguir as nossas instruções para você não se sentir muito mal ao ser picado por uma abelha!

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!