PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRATAR E IDENTIFICAR CISTITES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

A cistite é uma infecção bacteriana aguda que atinge a bexiga ou o trato urinário inferior. A cistite é resultado da ação de germes, normalmente bactérias que entram pela uretra e conseguem chegar até a bexiga. O problema é que essas bactérias podem resultar em infecções, normalmente na bexiga. Em casos mais graves, a infecção pode se espalhar para os rins. Apesar de poder se tornar algo mais grave, na maioria das vezes o próprio organismo consegue eliminar, através da urina, essas bactérias malignas. O risco nesse caso é que algumas bactérias podem ficar presas à parede da bexiga ou da uretra, ou até mesmo crescer tão rápido que permanecem na bexiga. Para se prevenir, você precisa saber antes como tratar e identificar cistites.

Como tratar e identificar cistites no organismo

É mais comum que as mulheres tenham esta infecção, já que apresentam uma uretra mais curta e mais próxima ao ânus que os homens. O risco da mulher é muito maior em ter a infecção após a atividade sexual ou usando um diafragma como método contraceptivo. Outro fator de risco, que aumenta as chances de infecção no trato urinário é a menopausa. Entretanto, existe ainda uma séria de outros fatores de risco para o desenvolvimento de cistite: ter um cateter urinário inserido na bexiga, bloqueio da bexiga ou da uretra, diabetes, próstata aumentada, estreitamento de uretra ou algo que bloqueie o fluxo da urina, incontinência intestinal, idade avançada, gravidez, problemas para esvaziar a bexiga, procedimentos que envolvem o trato urinário, se manter imóvel por muito tempo, se recuperando de uma fratura, por exemplo.

COMO TRATAR E IDENTIFICAR CISTITES

Como identificar a doença?

A maioria das cistites são causadas pela bactéria Escherichia coli (E. coli), encontrada no intestino. Entre os sintomas da infecção na bexiga estão:  urina turva ou com sangue, apresentando cheiro forte ou desagradável, febre baixa, dor ou ardor ao urinar, pressão ou cólica no baixo ventre e nas costas, necessidade forte de urinar com frequência, mesmo depois de ter esvaziado a bexiga, e alteração ou confusão mental, no caso de pessoas mais idosas

Qual o tratamento para a cistite?

Quando identificar qualquer um destes sintomas, procure um médico imediatamente, isso porque existe o risco de que a infecção se propague para os rins e é preciso iniciar o tratamento oral com antibiótico o quanto antes. No caso de uma infecção de bexiga simples, a recomendação é o uso do medicamento por três dias para as mulheres, subindo de sete a 14 dias no caso dos homens. Já no caso de uma infecção de bexiga com complicações, como diabetes, gravidez, ou infecção renal branca, a recomendação, para homens e mulheres, é o uso regular do antibiótico por sete a 14 dias.

Assim como qualquer tratamento médico, é fundamental concluir corretamente o uso do antibiótico, mesmo que os sintomas melhorem em menos dias. Quem não toma o antibiótico pelo tempo recomendado pelo médico, pode acabar desenvolvendo uma infecção ainda mais difícil de tratar. Entre os medicamentos geralmente usados para este tratamento estão: trimetoprima-sulfametoxazol, amoxicilina, Augmentin, doxiciclina e fluoroquinolonas.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!