PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRATAR DOR LOMBAR AGUDA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO TRATAR DOR LOMBAR AGUDA

Existem diferentes maneiras de como tratar dor lombar aguda, sendo que é importante tomar uma atitude antes que o problema leve a casos crônicos e mais sérios. Esse problema, inclusive, tem nome e se chama lombalgia, lembrando que a dor lombar é aquela que se sente na região mais baixa da coluna, próximo à bacia.

Outros nomes populares para a dor lombar incluem a genérica “dor nas costas”, “dor nos rins” e “dor nos quartos”. Já as causas do problema são inúmeras, sendo que a má postura é uma das razões mais comuns. O fator postural não acomete apenas quem fica o dia inteiro sentado em frente ao computador, pois também aparece em pessoas que deitam, sentam ou se abaixam de modo inadequado.

Carregar objetos pesados também pode provocar a dor na região lombar. Casos mais sérios são quando as dores são ocasionadas devido a inflamações, hérnia de disco, infecções, artrose (processo degenerativo da articulação) e escorregamento de vértebra. Porém, até mesmo problemas emocionais podem provocar a dor lombar.

Além de aguda, a lombalgia pode ser crônica. Para entender melhor a diferença entre as suas, a aguda é o chamado “mau jeito”, que é quando a dor é forte e aparece rapidamente após um esforço físico, sendo comum em pessoas mais jovens. Já a dor lombar crônica é mais frequente em pessoas mais velhas. Apesar de ser menos intensa, a dor crônica é permanente.

Dicas de como tratar dor lombar aguda

Para tratar uma crise de lombalgia aguda, o melhor é fazer repouso total, deitado na cama, lembrando que os exercícios são contraindicados. Uma dica é permanecer deitado de lado em posição fetal (com as pernas encolhidas). Além disso, para que haja a recuperação do paciente, estão proibidos: alongamento, RPG, cinesioterapia e até mesmo massagem.

Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser usados, desde que prescritos por um médio especialista. Embora cientificamente não existam estudos conclusivos, alguns alimentos podem ajudar no tratamento da dor lombar aguda, como os ricos em vitamina B12, como bife de fígado, coração, arenque, ostras, caranguejo, truta e salmão cozido.

Há também alimentos enriquecidos com esse nutriente, como cereais matinais, produtos à base de soja (prefira os que não usam sementes transgênicas), achocolatados em pó e creme de amendoim. Alimentos ricos em cálcio também podem ajudar, como leite, iogurte, queijo cottage, espinafre cozido, tofu, castanha-do-pará, feijão, sardinha sem pele, folhas de mostarda cozidas, quiabo, brócolis e ameixas secas.

Além disso, é importante tratar a origem da lombalgia. No caso de hérnia de disco, nem sempre é preciso operar, pois o problema costuma regredir se a pessoa se mantiver em repouso. Já quando o problema acomete um adolescente, o que não é comum, um médico ortopedista deve investigar a causa.Mas na maioria dos casos, uma conversa com o médico já é o suficiente para desvendar o que provocou a dor lombar aguda.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!