PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRATAR DOR DE CABEÇA INFANTIL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO TRATAR DOR DE CABEÇA INFANTIL

De acordo com pesquisas, cerca de 10% das crianças que frequentam jardim de infância ou creches já sofreram dores de cabeça repetidas ou enxaquecas, acompanhas de outros sintomas em alguns casos. O número sobre para 50% quando se tratam de crianças com idade que frequentam o primário. Entre as principais causas que provocam dores de cabeça nas crianças estão o uso excessivo de televisão, videogames e computadores, somados em alguns casos a poucas horas de sono. Entretanto, alguns especialistas já identificaram também como causa desse mal o estresse infantil com situações de pressão, assim como a ingestão de bebidas ou alimentos que possam ter feito mal ao organismo. Fica a cargo dos pais encontrar a melhor forma de como tratar dor de cabeça infantil, já que cada caso precisa ser avaliado individualmente.

Sugestões de como tratar dor de cabeça infantil

– Qual melhor forma de agir: se a criança reclama de dor de cabeça, os pais precisam ficar atentos a esta situação, já que este desconforto pode estar relacionado tanto a problemas físicos ou emocionais, como ser decorrente de algum problema mais grave, sendo apenas um sintoma. Se a dor de cabeça surgir e não tiver relação com nenhum mal físico ou enfermidade, é preciso levá-la ao pediatra, ainda mais se a dor de cabeça não apresentar nenhuma atenuação e for bastante forte. Para ter garantia de que não se trata de nenhuma doença grave, é preciso também procurar um médico se a criança estiver sentindo dores de cabeça com muita frequência.

– Como identificar: a dor de cabeça, mesmo nas crianças, se caracteriza como uma dor palpitante, como se fossem várias batidas. A dor pode estar centralizada com uma pressão na parte frontal, na área da testa, mas também ao lado dos olhos, em ambos os lados da cabeça. Se muito forte, a dor pode até provocar enjoos, vômitos e tonturas, além de queda de pressão, sensibilidade a ruídos e à luz. A dor de cabeça pode incomodar as crianças por minutos, por horas e em alguns casos até mesmo por dias. A maioria das dores começa nos vasos sanguíneos e músculos que recobrem a cabeça e o pescoço, quando se inflamam. Os nervos então enviam um bombardeio de mensagens de dor ao cérebro, que causa a dor de cabeça.

– Como tratar e prevenir: nos últimos anos, a dor de cabeça vem se tornando uma doença frequente entre as crianças, podendo afetar as habilidades físicas e os estudos. Para tratar das dores de cabeça infantis, é preciso antes de tudo procurar um médico para avaliar a criança, já que as causas podem ser variadas e cada tratamento precisa ser específico. O tratamento pode ser feito com medicamentos mais fracos, mas também com técnicas de respiração e para aliviar o estresse, tudo dependendo de qual for a causa da dor.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!