PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRATAR DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO TRATAR DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE

Mesmo com tantas experiências de vida e obstáculos superados, os idosos não estão imunes à depressão. As razões são muitas: a falta de ocupação, que deixa a mente vazia; perdas de pessoas muito queridas; e, principalmente, o descaso e abandono da família. Por isso, é fundamental conhecer maneiras de como tratar depressão na terceira idade.

É possível, com a união da família e o cuidado de especialistas, tratar esse problema e garantir o aproveitamento da terceira idade.

Saiba como tratar depressão na terceira idade

1. Identifique o problema

Mudanças no comportamento do idoso podem ser sinais de depressão. Observe se o indivíduo dorme mais e se sente menos incentivado a sair de casa, mesmo que para obrigações como ir ao banco. O aumento do mau humor, choro constante e repentino e fortes dores no corpo também são sintomas.

2. Procure um especialista

O terapeuta é quem vai identificar se esses sintomas são, de fato, problemas psicológicos que surgem a partir da depressão. Se o diagnóstico apontar depressão, o médico irá iniciar o tratamento, que nem sempre consistir apenas em remédios, mas também em sessões de terapia e relaxamento. Procure um profissional especializado no tratamento de idosos.

3. Converse e ouça

As horas sozinhos podem fazer mal aos idosos, que sentem falta de companhia e de manter a mente ocupada. É importante que, muito além de falar, você saiba ouvir, para que a pessoa se sinta confortável a ponto de derrubar o orgulho que muitos adquirem, e falar sobre seu sofrimento, seu medo e suas inseguranças.

4. Reúna a família

Os idosos se preocupam muito com seus parentes próximos e gostam de ser valorizados, recebendo apoio, amor e dedicação de volta. Infelizmente, é muito comum que as famílias abandonem os patriarcas e as matriarcas da família, por falta de tempo e mesmo de paciência e amor para cuidar deles. Esse sentimento negativo é transmitido para eles, que passam a se sentir desprezados. Portanto, é importante reunir a família, mostrar a importância da união e dos cuidados ao idoso, e fazer com que todos participem de sua recuperação.

5. Invista em atividades

Podem ser atividades físicas para movimentar o corpo, tirar o idoso de casa e melhorar a saúde, como também atividades artesanais. Qualquer coisa que mantenha a pessoa ocupada e dê um incentivo para que ele possa acordar todos os dias tendo algo para fazer e pensar sobre.

6. Tratamento forçado, não!

Os incentivos citados acima podem ajudar para que o idoso entenda a importância de um tratamento contra a depressão e colabore com isso, indo por vontade às sessões de terapia e falando mais sobre o problema a fim de combatê-lo. Porém, o tratamento forçado não funciona, pois só piora a pressão sobre o indivíduo, que pode continuar se sentindo excluído e mal amado pelos familiares. Muitos acreditam ser um peso para a família, e forçá-los a fazer um tratamento pode piorar a situação.

Busque auxílio profissional o quanto antes, para evitar problemas cada vez maiores ligados à depressão na terceira idade.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!