PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRATAR DEPRESSÃO COM ESPORTE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO TRATAR DEPRESSÃO COM ESPORTE

Não é de hoje que a prática esportiva é indicada para o tratamento de problemas emocionais e de estresse. Para entender qual é a relação, saiba como tratar depressão com esporte e os benefícios esperados.

Mesmo que a depressão se manifeste através da dificuldade em lidar com as tarefas do dia a dia e mesmo com sentimentos, o problema afeta a saúde do corpo também. Por isso, pacientes depressivos podem desenvolver doenças como crônicas, como hipertensão e diabetes.

Além disso, quem tem uma vida sedentária pode sofrer ainda mais com a falta de ânimo causada pela depressão. Frente a isso, a capacidade física do paciente cai por terra e as consequências podem aparecer em efeito dominó, aumentando o risco de doenças e mesmo podendo levar à morte.

É nesse ponto que a atividade física entra, recuperando o organismo, mas também trazendo benefícios à saúde da mente. Isso se deve em especial ao fato da prática regular de esportes estimular a liberação de substâncias como a endorfina e a serotonina, hormônios que causam bem estar e melhoram o humor.

Assim, como tratar depressão com esporte consiste em agregar uma atividade física ao dia a dia, sendo que a pessoa deve escolher o exercício que mais lhe agrada. No entanto, as atividades que mais liberam endorfina são as mais intensas, como os exercícios aeróbicos.

Portanto, correr, andar de bicicleta, subir escadas, pular corda, dançar e outras atividades que aumentam a frequência cardíaca são boas opções.

Mais dicas de como tratar depressão com esporte

Mesmo que a prática intensa e contínua seja um santo remédio para tratar a depressão, caso o paciente esteja sedentário antes de iniciar o esporte, é importante que ele não exagere nos primeiros dias. O corpo desacostumado com exercícios pode sofrer lesões graves se não houver cuidado.

Por isso, a pessoa não pode pegar pesado no início, deve exercitar-se por um período curto de tempo e gradativamente aumentar a frequência e a intensidade. Outra dica de como tratar depressão com esporte é praticando atividades em grupos, como futebol, vôlei, basquete e outros, que tem papel fundamental na socialização e recuperação do paciente.

Aulas de ginástica e mesmo natação e artes marciais são outras dicas de esportes para pacientes que desejam se recuperar por meio dos esportes. Além disso, quem está acima do peso se beneficia ainda mais com a atividade física, melhorando a sua autoestima, sendo que problemas de estima costumam estar associados aos quadros depressivos.

Os esportes também reduzem a tensão muscular e melhoram a respiração, outros aspectos que são afetados pela depressão. No entanto, mesmo com o começo de uma atividade física o paciente deve buscar ajuda médica especializada, pois os exercícios apenas funcionam como complemente ao tratamento.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!