PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRATAR ANIMAIS OBESOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

É cada vez mais comum animais de estimação adquirirem os hábitos de seus donos e isso inclui a alimentação. Contudo, compartilhar alimentos com os bichos domésticos pode alterar seus hábitos alimentares, podendo torna-los animais obesos. Por isso, é essencial que os donos saibam como identificar a doença e também como tratar animais obesos.

COMO TRATAR ANIMAIS OBESOS

A alimentação desequilibrada não é a única causa da obesidade em animais. O sedentarismo, assim como para os humanos, é um grande inimigo da balança. Entre os problemas de saúde que envolvem essa questão animal estão diabetes, insuficiência cardíaca e respiratória, dificuldade para se locomover e até dores pelas articulações. Porém, muitas vezes, esse sobrepeso ou obesidade acaba não sendo percebido pelos donos dos animais e o problema se agrava ainda mais quando não tratado.

A maneira mais prática de identificar animais obesos é observando. Caso o corpo esteja muito arredondado, de modo que as costelas não fiquem visíveis e de fácil acesso, devido à gordura, é sinal de que o animal está acima do seu peso ideal.

Dicas de como tratar animais obesos

Em primeiro lugar, é necessário realizar uma consulta com o veterinário, pois ele identificará se o seu pet de estimação está realmente precisando de um tratamento contra a obesidade, de acordo com sua estatura: peso, idade e tamanho. Sendo confirmado o diagnóstico, algumas medidas devem ser tomadas.

– Dieta saudável é essencial. Adotar uma ração light já pode auxiliar no controle e diminuição do peso. É valido ainda dosar melhor a quantidade em que essa ração é fornecida ao animal, de modo que ele não coma mais do que o necessário.

– Outro ponto importante de como tratar animais obesos é controlar o uso de petiscos. Eles devem ser fornecidos apenas uma ou duas vezes ao dia. Busque outras maneiras de agradar o animal, sem utilizar de alimentos.

– Aliado a isso, atividades físicas devem ser diárias. Dessa forma, a energia acumulada será gasta e a gordura diminuirá. Para isso basta passeios ou até brincadeiras em casa ou no quintal, estimulando o animal a correr, pular e se manter ativo. O que importa é que essas atividades estejam presentes no dia a dia, pondo fim ao sedentarismo.

– Se ainda assim, o problema de sobrepeso se mantiver, será necessário fazer um controle hormonal, fazendo um acompanhamento profissional do metabolismo para avaliar questões como colesterol e triglicérides.

Seguindo essas instruções com dedicação, tanto do dono quanto dos animais obesos, certamente o problema será eliminado, garantido saúde e longevidade aos bichinhos de estimação.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!