COMO TRATAR A DOENÇA DE CARRAPATO DOS CÃES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

COMO TRATAR A DOENÇA DE CARRAPATO DOS CÃES – Para quem tem cachorro em casa, a chegada do verão pode ser sinônimo de preocupação com infestações de carrapatos, pois é nessa época que esses parasitas costumam atacar, devido ao aumento da temperatura. Logo, é importante saber como tratar a doença do carrapato nos cães, o que vai garantir mais tranquilidade para você e para o seu amigo de quatro patas.

Os carrapatos são artrópodes da classe Arachnida e apresenta oito patas na fase adulta. As espécies mais comuns são Rhipicephalus sanguineus, Ixodes ricinus, Ixodes hexagonus e Dermacentor reticulatus. Esse parasita mede de 0,35 cm a 1,5 cm. As fêmeas colocam entre 2 mil e 4 mil ovos, cada um podendo sobreviver até três anos depois de lançado no ambiente.

grey COMO TRATAR A DOENÇA DE CARRAPATO DOS CÃES

O carrapato causa uma série de transtornos para os cães, pois ao se alimentar do sangue de um cachorro, o parasita gera uma sensação de desconforto, fazendo com que o cão se coce para aliviar o incômodo. Além disso, o carrapato deixa o cão com anemia e debilidade (quando o parasita consome muito sangue), paralisia (devido ao efeito tóxico das enzimas e neurotoxinas presentes na saliva do parasita) e ainda transmite doenças como a babediose e a erliquiose, que podem ser fatais.

Humanos também correm o risco de serem infectados, pois o mesmo carrapato que esteve em um animal pode parasitar outro hospedeiro, inclusive pessoas. Como o carrapato se alimenta do sangue do animal infectado, a chance de transmissão do agente etiológico da doença para humanos é grande. Desse modo, uma pessoa infectada pode ter febre maculosa e doença de Lyme, que são muito graves.

COMO TIRAR CARRAPATOS DE CACHORROS

grey COMO TRATAR A DOENÇA DE CARRAPATO DOS CÃES

Ao notar que o seu cachorro se coça bastante e possui lesões de pele, procure auxilio em um pet shop ou uma clínica veterinária. Não é recomendável tentar arrancar o carrapato do corpo de um cachorro, pois uma parte do parasita pode não ser removida, o que provoca infecções. Caso você tente retirar os carrapatos, passe vaselina ou parafina na região afetada, para amaciar a pele e facilitar a remoção.

Outra forma de retirar carrapatos de um cachorro é através de instrumentos específicos para a extração desse parasita, como pinças que podem ser compradas em lojas especializadas. Independente do método, lembre-se de lavar bem as mãos depois do procedimento e não se esqueça de passar álcool na parte do corpo do animal, para que os possíveis ovos depositados no local não sobrevivam.

Geralmente, os carrapatos saltam nos cães em busca das orelhas, dos dedos e perto dos olhos, da nunca e do pescoço, locais em que a pele do cachorro é mais fina e com maior fluxo sanguíneo.

Mais do que saber como tratar a doença do carrapato nos cães, é fundamental atuar na prevenção desse problema. Para isso, basta aplicar carrapaticida tanto no ambiente como nos cães (com exceção de filhotes, gestantes e fêmeas em lactação). Evite o contato com áreas em que há animais silvestres, bois e cavalos, principalmente locais com muita vegetação, como parques, jardins e terrenos baldios.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!