PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TRABALHAR NA ÁREA DE ENGENHARIA DE PESCA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

COMO TRABALHAR NA ÁREA DE ENGENHARIA DE PESCA

Quem deseja saber como trabalhar na área de engenharia de pesca pode escolher entre atuar no sul, norte ou nordeste brasileiros. Além do litoral, o profissional dessa área pode executar as suas atividades no interior dos estados, devido ao grande potencial que a água doce possui aqui. Além disso, para os próximos anos, a expectativa é favorável quando se imagina que a produção pesqueira vai continuar a crescer.

O país conta com um dos maiores potenciais para a aquicultura continental e marinha do mundo, além da pesca. E já que quanto maior a produção, mais controle e gerenciamento deve existir, o engenheiro de pesca torna-se um profissional-chave para o desenvolvimento sustentável.

À medida que cresce a atividade pesqueira, é preciso ainda atuar com eficiência econômica, justiça social e cautela ecológica. Isso é o que esse engenheiro pode fazer, sendo possível até mesmo atuar no exterior, como é o caso da Food and Agriculture Organization (FAO), onde já trabalharam diversos profissionais brasileiros.

O ponto falho do mercado de trabalho é que falta reconhecimento da profissão, assim, muitas vezes, outros profissionais acabam substituindo o engenheiro de pesca, como zoólogos, biólogos e oceanólogos. Também é preciso conhecer a área de atuação antes de investir na carreira.

Esse engenheiro planeja, analisa e desenvolve métodos para a captura, cultivo e comercialização de peixes e outros animais aquáticos. Mas não basta fazer isso, pois é preciso ainda otimizar o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis, a fim de preservar a fauna aquática.

Mais sobre como trabalhar na área de engenharia de pesca

Na prática, o engenheiro de pesca trabalha ativamente na construção de cativeiros, lagos e barragens. Ele desempenha ainda a função de acompanhar o desenvolvimento da produção pesqueira, para poder apontar quais as possíveis melhorias a serem feitas. Dessa forma, o profissional pode atuar tanto em empresas como em instituições ligadas à atividade da pesca.

Esse engenheiro também pode operar na parte administrativa de empresas, gerenciando e, portanto, contribuindo para o correto e legalizado planejamento, assim como a implantação de métodos para que a pesca seja realizada. Já na aquicultura, o profissional pode fazer projetos de viveiros e fazendas, os quais devem seguir não apenas as mais adequadas técnicas de produção, como também estar em harmonia com as leis e normas vigentes.

A prestação de consultoria é outro ramo para o engenheiro atuar, inclusive junto a produtores menores, que nem sempre precisam contratar o profissional de forma permanente. Há também os engenheiros de pesca que exercem as suas funções junto a comunidades pesqueiras para que elas consigam fazer a sua produtividade crescer sem causar danos ao meio ambiente.

Como a mão-de-obra especializada no Brasil ainda deixa a desejar, essa é uma profissão que oferece muitas oportunidades para quem deseja estudar e se dar muito bem e progredir facilmente atuando na área.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!