PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO TOCAR GAITA – APRENDER A TOCAR GAITA SOZINHO

Autor: G. Produções
Publicado em: Informações Gerais

COMO TOCAR GAITA – A gaita é um instrumento peculiar e que chama a atenção de muitos músicos e admiradores. É atrativa pelo seu tamanho, o qual permite que seja carregada para todos os lados, e pelo som doce, suave e potente que produz.  No entanto, sua forma e dimensão enganam quanto ao seu uso. Tocar uma gaita não é tão simples quanto parece, ela exige precisão e bons ouvidos.

COMO TOCAR GAITA - APRENDER A TOCAR GAITA SOZINHO

Existem dois tipos básicos de gaita, a diatônica, mais comum, que só toca as notas de uma determinada escala e a gaita cromática, que tem um botão lateral o qual permite que todas as notas musicais sejam tocadas.

Diferente dos demais instrumentos em que o som é produzido pelo teclado, como no piano, ou pelas cordas, como no violão, a gaita produz o som por meio do vento que atravessa seu corpo, gerado pelo sopro ou pela aspiração de quem a toca.

Basicamente, para produzir algum som na flauta, é primordial entender o funcionamento da mesma. De cada um dos seus orifícios, extraem-se duas notas, uma com o sopro, outra com a aspiração.

O ideal é que não passe ar por dois espaços ao mesmo tempo. E, para isso, a boca deve ser posicionada adequadamente, a fim de evitar que o vento produzido por ela vaze para o outro orifício. A língua também pode ser usada, e ajuda a impedir o vazamento, porque diminui a abertura da boca.

Muitas pessoas, a princípio, cometem o erro de fazerem bicos, o que prejudica a qualidade do som emitido, e da melodia. Testar ambas as maneiras de tocar gaita, com a língua ou com a boca, é ideal para que você se adapte ao instrumento. Lembre-se que os lábios devem encostar-se às partes superiores e inferiores da flauta. Para treinar, sopre e aspire orifício por orifício, um de cada vez.

Após compreender como se usa esse instrumento de sopro, o segundo passo é aprender a tablatura de gaita. Nela, você irá ler as notas, representadas por números. Cada número indica o orifício que deve ser soprado, e caso ele venha acompanhado de um traço à esquerda, significa que você deve aspirar ao invés de assoprar.

Comece com músicas mais simples, como “Noite feliz” ou trechos da nona sinfonia de Beethoven. E não desanime! No final, o esforço vale à pena.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!