COMO TOCAR BERIMBAU? – PASSO A PASSO, VÍDEO AULAS

COMO TOCAR BERIMBAU – O berimbau é um instrumento de corda de origem angolana. Em Portugal é conhecido como berimbau de peito e como hungu em Angola e no continente africano. Trazido pelos escravos angolanos para o Brasil, atualmente é utilizado para acompanhar a dança luta capoeira. No Brasil, o instrumento também é conhecido por urucungo, macungo, aricongo, arco musical ou rucumbo.

Berimbau é um instrumento típico da Bahia. Além da função musical, o instrumento é vendido como adorno para os turistas que vem ao Brasil. O berimbau é feito por uma vara em arco, aproximadamente 1,50 metros e um fio de aço ou arame preso nas extremidades da vara. Na sua base é amarrada uma caixa de ressonância, feita com uma cabaça com o fundo cortado.

COMO TOCAR BERIMBAU - PASSO A PASSO, VÍDEO AULAS

Na capoeira o berimbau é um elemento fundamental. Os praticantes de capoeira reverenciam o instrumento antes de iniciarem um jogo. É um instrumento sagrado para os adeptos da capoeira. Os capoeiristas fizeram uma divisão dos subtipos de berimbau. São divididos pelo tom: berra-boi: tom mais grave; médio: tom médio e violinha ou viola: tom mais alto.

Os entendedores de berimbaus relacionam a qualidade de um instrumento ao diâmetro e à resistência do arco e da qualidade sonora da cabaça. As variações dos toques são: Angola, São Bento Pequeno, Angola Invertido, São Bento Grande de Bimba, São Bento Grande de Angola, Iúna, Cavalaria, Santa Maria e Benguela.

COMO TOCAR BERIMBAU?

O tocador deve usar a mão esquerda para sustentar o conjunto e praticar movimentos de vai e vem para pressionar o fio. As mãos devem estar à altura da cabaça e o tocador segura uma moeda ou pedra de areia lavada que pressionada contra o arame, de forma a modificar o tom do berimbau. A cabaça deve ficar na altura do abdome do tocador. Com a vareta na outra mão, o músico executa as batidas no arame.

Aprenda a tocar berimbau em apenas dez aulas. Acesse o link de aulas com o tocador Jacaré de Lodo.