PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





COMO SER UM BOM ZAGUEIRO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Futebol

COMO SER UM BOM ZAGUEIRO

O zagueiro é o jogador que fica na posição entre o gol e a linha média, sendo considerada a principal entre as demais posições da linha de defesa. Ou seja, a responsabilidade é grande e se você quer ser um profissional de destaque nessa posição, é melhor conferir as principais dicas de como ser um bom zagueiro.

Principais dicas de como ser um bom zagueiro

Já que a principal função desse jogador é a de marcar os atacantes, não deixando que os adversários criem possibilidades de gol, costuma-se recrutar para as defesas centrais os atletas que possuem estatura alta, o que facilita a disputa de bolas aéreas com golpes de cabeça. Porém, nem sempre o zagueiro possui domínio exemplar da bola. Por consequência, o que se vê são inúmeras faltas cometidas por eles. Sabendo agora qual é o ponto fraco dos zagueiros, você pode se especializar em suprir justamente essas lacunas.

A posição da zaga também exige uma forte marcação e requer que o jogador saiba trabalhar em grupo, pois, em geral, são dois os zagueiros. Enquanto um deve dar início à marcação, indo ao encontro do adversário, o outro precisa aguardar a retomada da bola.Além disso, para que a dupla trabalhe de forma equilibrada, é mais comum que um zagueiro seja mais forte e o outro mais veloz.

Para ser um bom zagueiro, nunca se deve passar do meio de campo do time adversário. Outra dica é não ir seco na bola, tampouco desviar um chute direto, como um chute forte direto ao gol. O mais recomendado é sair da frente do goleiro quando isso acontecer. Outra dica para ser um bom zagueiro é você apenas se envolver na hora das divididas quando tiver certeza de que irá chegar antes, caso contrário, não vale à pena o esforço. Dessa forma, prefira acompanhar o atacante e, quando puder, dê um chute na bola com precisão. Também é importante que o zagueiro permaneça atrás de alguém que esteja marcando, desde que não seja um escanteio e viradas de bola.

Já nas viradas de bola e escanteios, é aconselhável que o zagueiro sempre fique à frente do jogador que estiver marcando Porém, essa dica não serve em lances normais, como passes ou cruzamentos. Já quando o zagueiro estiver com a bola e alguém vier em sua direção, é melhor que esse jogador esteja na última posição (além do goleiro).

Por fim, saber como ser um bom zagueiro também consiste no jogador ter visão de jogo e evitar dar carrinhos por trás. Já na hora de treinar, deve-se priorize o exercício chamado “bobinho”, quando o zagueiro é o bobo e os outros jogadores tentam tirara bola dele, além de chutar a bola contra a parede de jogadores, assim, quando ela voltar, é preciso dar cortes ou outro chute para frente.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!